Benedito Ruy Barbosa, autor de novelas clássicas da Globo, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Coração (Hcor), em São Paulo. O novelista de 94 anos foi hospitalizado devido à agudização de um quadro de insuficiência renal crônica.
Segundo nota do hospital, o autor apresenta melhora clínica, mas ainda sem previsão de alta. “O paciente vem apresentando melhora clínica e de exames laboratoriais”, informou o Hcor em comunicado oficial. A internação foi confirmada pela assessoria do hospital, que detalhou o estado de saúde do autor.
De acordo com o g1, o autor sofre de uma perda progressiva e irreversível da função dos rins ao longo do tempo. O agravamento do mau funcionamento dos órgãos pode levar ao acúmulo de toxinas no corpo, já que os rins são responsáveis por filtrar o sangue.
Benedito Ruy Barbosa é reconhecido por obras que marcaram a teledramaturgia brasileira, como as versões originais de Pantanal (1990) e Renascer (1993), além de sucessos como O Rei do Gado (1996) e Terra Nostra (1999). Atualmente, ele está aposentado da escrita, enquanto sua filha Edmara Barbosa e o neto Bruno Luperi continuam sua trajetória como roteiristas.
O novelista se mudou de Sorocaba, interior de São Paulo, onde residia em um sítio, para a capital paulista para ter acesso facilitado a cuidados médicos. “Ele é teimoso, se dependesse dele, ele continuaria morando lá. Na cidade, o acesso a médicos é facilitado. Ele cansou, já não pensa em trabalhar. Segue lúcido, com saúde, mas mais fraquinho. Precisa de assistência integral”, disse Paula Barbosa, neta de Benedito, ao jornal O Globo em janeiro.


