Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
OITO ANOS DEPOIS

SBT aposta em nova versão do Bozo para tentar reconquistar público

Foto do palhaço Bozo
Bozo ganhará um novo intérprete depois de oito anos fora do ar (foto: Divulgação/SBT)

Eternamente apegado aos sucessos de outrora, Silvio Santos continua acreditando que a solução para a crise de audiência do SBT está no fundo do baú. Desde a última semana, a emissora tem se movimentado para viabilizar a volta do palhaço Bozo, fenômeno entre o público infanto-juvenil no final do século passado, para a programação do canal no próximo ano. Uma série de testes para escolher o novo intérprete do personagem já estão em andamento e a tendência é de que o martelo seja batido ainda este mês — se o dono do Baú não mudar de ideia pela milésima vez.

O TV Pop apurou que os primeiros ensaios para a definição de quem será o próximo Bozo aconteceram há uma semana. Em conversa com a reportagem, fontes próximas ao processo de escolha anteciparam que a emissora planeja encontrar um artista profissional, e não necessariamente uma figura caricata, para interpretar o palhaço. Dentre os nomes que foram submetidos aos testes, estão até mesmo profissionais que levam em seu currículo passagens pelo Cirque Du Soleil, maior e mais conhecida companhia circense do mundo.

O planejamento é de que a nova versão do personagem seja apresentada aos telespectadores ainda neste ano. A ideia é de que a figura ressurja fazendo participações pontuais em atrações que já estão no ar, como o Domingo Legal e o Programa Silvio Santos, para que a rede possa medir a aceitação do público ao retorno do palhaço. Se os resultados forem bons, o comentário mais ouvido nos bastidores é a de que o arlequim deverá assumir a apresentação do Bom Dia & Cia em 2022, deslocando Silvia Abravanel para o comando do Sábado Animado.

Sucesso dos anos 1990, Bozo e seus agregados estão fora da programação do SBT desde maio de 2013. Seis meses antes, a emissora de Silvio Santos havia fechado um acordo com a Larry Harmon Pictures Corporation para viabilizar o retorno do célebre personagem, acreditando que ele poderia atrair os mesmos índices de audiência de outrora. A iniciativa, no entanto, fracassou: o palhaço espantou o público que acompanhava os desenhos animados do canal e teve o seu programa solo cancelado com apenas três meses no ar.

O retorno do personagem, mesmo com os testes para definir quem o interpretará em sua turnê pela programação, ainda é visto como obscuro pelos executivos da rede. Em sua última tentativa de reviver a paixão nacional pelo palhaço, há oito anos, Silvio Santos acabou demovido pela ideia justamente pela alta do dólar. Há o temor de que o empresário, que segue isolado em sua casa, tenha intermediado a assinatura de um novo contrato milionário sem avisar para ninguém — e que a diretoria só descubra o prejuízo quando for convocada para demitir funcionários, em uma tentativa de amenizar os rombos provocados pelos devaneios do comunicador. Não é raro que ele comunique suas decisões apenas para Richard Vaun, que tem o pitoresco cargo de “assessor do acionista”.

Leia mais