A Record decidiu ir para a guerra contra Luiz Bacci. Temendo que uma eventual inércia pudesse provocar uma tendência irreversível, tal qual aconteceu em Salvador, a emissora promoverá várias mudanças em sua programação matinal nesta segunda-feira (26). Em uma movimentação pensada para frear a estreia do ex-apresentador do Cidade Alerta no SBT, o canal antecipará o início da exibição do Balanço Geral para São Paulo. O telejornal comandado por Eleandro Passaia entrará no ar mais cedo, a partir das 11h em ponto, mesmo horário do Alô Você.
No início da faixa matinal, a rede também fez ajustes em sua programação. O Fala Brasil, que habitualmente começa às 8h40, entrou no ar cinco minutos antes, para que o Hoje em Dia não fique prejudicado pelo aumento no espaço do Balanço Geral — no restante do país, o jornalístico também mudará seu horário, mas de forma menos radical, entrando no ar às 11h30. A reportagem do TV Pop apurou que as alterações ainda não são definitivas, e que a programação de hoje é tratada como um caso excepcional.
O Hoje em Dia, até então exibido às 10h da manhã, entrará no ar 25 minutos mais cedo. Uma mudança na programação já era debatida entre executivos da Record há pelo menos duas semanas, mas a cúpula da emissora optou por não fazer alarde com as modificações. Diretores defendiam que uma algazarra serviria apenas para dar munição antecipada para a concorrente, que poderia se armar com antecedência para responder as modificações do canal. Diante disso, a TV optou pela discrição — há o consenso de que a rede já tem uma boa base de telespectadores na faixa.
A audiência do Alô Juca, fenômeno da afiliada baiana do SBT, foi determinante para que a Record não ficasse inerte ao Alô Você. Mesmo apostando que Luiz Bacci passará longe dos números de Marcelo Castro em Salvador, a rede não quis repetir o mesmo movimento que não deu certo no nordeste: por lá, a emissora apostou que o seu ex-contratado não conseguiria roubar público do Balanço Geral local, até então líder de audiência. A aposta se revelou equivocada: o jornalístico caiu do primeiro para o terceiro lugar, enquanto a TV Aratu saltou de 2 para picos de 15 pontos.
O clima nas afiliadas da Record, segundo apurou a reportagem do TV Pop, é digno de uma operação de guerra. Nenhuma praça foi comunicada com antecedência sobre as mudanças: os cortes no slot matinal de programação local só foi comunicado às 8h, quando os telejornais da faixa horária já estavam no ar. O aumento na duração do bloco regional da tarde, por sua vez, só chegou aos ouvidos das regionais quando o Fala Brasil já estava no ar. Por sinal, não será uma surpresa se mais mudanças acontecerem ao longo do dia.


