Nem mesmo quase um ano de exposição prévia no horário nobre foi capaz de evitar uma performance desastrosa para A Caverna Encantada. Deslocada para a faixa da tarde sob a promessa da abertura de um horário fixo para novelas infantojuvenis inéditas, o folhetim de Iris Abravanel derrubou os índices de audiência do SBT e voltou a se reafirmar como o maior fracasso da emissora desde que o seu departamento de teledramaturgia desde 2012, ano em que o setor passou a se dedicar exclusivamente em produções focadas em crianças.
Os dados prévios de audiência da Grande São Paulo, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, revelam que o capítulo desta segunda-feira (26) de A Caverna Encantada teve 3,09 pontos de média e foi sintonizado por apenas 7,53% das TVs ligadas na principal metrópole do país em sua faixa, das 13h48 às 14h50. No comparativo com as quatro segundas anteriores, em que o horário foi ocupado pela novela mexicana Quando me Apaixono e pelo seriado Chaves, o folhetim de Iris Abravanel afugentou 16% dos telespectadores do SBT.
A emissora fundada por Silvio Santos (1930-2024) foi a única que perdeu público em meio a uma segunda-feira atípica, marcada por números acima do normal na Globo e na Record: a primeira, com parte do Jornal Hoje e os primeiros minutos de História de Amor, marcou 11,39 pontos de média e incrementou seus números em 3% na comparação com as quatro segundas anteriores. A Record, com a maratona do Balanço Geral, pontuou 6,25 e teve um crescimento de 4%. A Band, em quarto lugar, marcou 1,45 ponto com Os Donos da Bola e o Melhor da Tarde.
A Caverna Encantada, vale lembrar, não deixará de ser transmitida no horário nobre: pelo menos até a próxima mudança de programação do SBT, a novela terá capítulos inéditos durante a tarde, com reapresentação em sua faixa habitual, depois de Chaves e, a partir do dia 9, após o telejornal SBT Brasil. Cada ponto de ibope sinaliza a preferência de 77.488 domicílios e 199.313 indivíduos na Grande São Paulo. Os dados desta reportagem são prévios e podem sofrer alterações, para mais ou para menos, na consolidação dos índices, que acontecerá no início da tarde de terça-feira.


