Lilia Cabral relembrou com carinho o papel de Griselda, a Pereirão, na novela Fina Estampa (2011), que marcou a televisão com sua força e carisma. A personagem, que andava com macacão cinza e maleta de ferramentas para quebrar galhos como “marida de aluguel” e garantir um futuro digno para sua família.
A atriz destacou o impacto positivo da personagem na vida real. “A Griselda me deu tantos componentes positivos para a minha vida! Eu vi que teve essa liberdade das mulheres poderem fazer aquilo que elas queriam, inclusive o ganha-pão, sem nenhum preconceito, sem nada”, afirmou no Expedição Rio.
A personagem foi inspiradora não apenas para ela, mas também para muitas outras mulheres. Lilia Cabral também compartilhou os bastidores da preparação para viver a personagem. “Quando eu fui chamada, eu não sabia trocar um pneu. Nada daquilo que eles me propunham”, disse.
“Eu tinha uma pessoa que ficava ali comigo, me mostrando como era. Eu ajoelhava no chão, pegava aquilo, girava assim… aí eu pensava: ‘Pelo amor de Deus, estão acreditando que sou eu? Que eu estou girando?’”, relembrou. “Como mulher, fazendo um trabalho tão diferente, e como atriz também, fazendo um trabalho tão distante da minha realidade e da minha zona de conforto, foi um acontecimento mesmo”, concluiu.
Qual a história da novela Fina Estampa?
A novela Fina Estampa mostrou Griselda, conhecida como “Pereirão” por seus trabalhos “masculinizados” como o de mecânica, é uma “faz tudo” desde que seu marido Pereirinha desapareceu, mas nunca se preocupou com o que diziam sobre ela. Luta arduamente para dar criação e formação aos filhos Quinzé, Amália e Antenor.
Este conseguiu ingressar na faculdade de Medicina. Griselda começa a notar que Antenor sente repulsa por ela, quando ele contrata uma atriz para simular ser sua mãe, ao ser apresentado à família rica da namorada. Só que Griselda descobre isso ao mesmo tempo em que ganha uma fortuna na loteria.
Agora rica e disposta a tornar-se mais “requintada”, Griselda contrata um professor de etiqueta, que a ensina a tornar-se uma mulher de classe. Renê Velmont, dono de um conhecido restaurante elegante e requintado, é casado com a fina e esnobe Tereza Cristina. Sua filha Patrícia é a namorada enganada por Antenor, que sempre fingiu ser rico.


