SHOW DA VIDA EM CRISE

Fantástico vive pior semestre da história e Globo estuda mudanças na atração

Com queda histórica de audiência em 2025, revista eletrônica pode sofrer ajustes editoriais e até troca de apresentadoras

Maju Coutinho e Poliana Abritta sentadas no sofá do Fantástico durante apresentação do programa ao vivo
Maju Coutinho e Poliana Abritta no Fantástico; Globo está em alerta com queda de audiência do Show da Vida (foto: Reprodução/Globo)

Compartilhe:

A Globo está atenta com a situação do Fantástico. A revista eletrônica dominical deve fechar o primeiro semestre de 2025 com o pior desempenho de audiência de sua história. Por causa disso, a emissora estuda mudanças na linha editorial e não descarta a substituição das apresentadoras para tentar reverter a queda. Procurada, a Globo nega alterações e afirma que o programa segue líder no horário.

A principal crítica interna é ao excesso de pautas voltadas ao entretenimento, mesmo em semanas marcadas por acontecimentos relevantes na área policial. Segundo informações da coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo, produtores avaliam que esse desequilíbrio tem afastado parte do público, que busca um conteúdo mais alinhado ao jornalismo factual durante o fim de semana.

Novela odiada por Gilberto Braga pode ganhar reprise na Globo
Datena diz que deixou o SBT por conflitos internos e elogia Daniela Beyruti

Entre as possibilidades cogitadas para o Fantástico está a troca da dupla Maju Coutinho e Poliana Abritta. A dupla é uma das mais duradouras do programa. Poliana, inclusive, já superou o tempo de outros apresentadores da atração, como Celso Freitas, Glória Maria (1949-2023), Renata Ceribelli, Zeca Camargo, Patrícia Poeta e Tadeu Schmidt. Conforme a publicação, a avaliação é de que a atração precisa de mais frescor diante do desgaste atual.

Após subir em 2022 com as eleições e a Copa do Mundo, o Fantástico entrou em queda constante. Em 2025, com 21 edições exibidas, tem média de 16 pontos na Grande São Paulo, principal praça do país. Em 2022, no mesmo período, o índice era de 19 pontos. Porém, em alguns domingos, a atração perde para o Domingão, de Luciano Huck, que enfrenta forte concorrência de jogos do Campeonato Brasileiro na Record.

A posição da Globo sobre as mudanças no Fantástico

Em nota, a Globo negou que terá mudanças no Fantástico. “Líder absoluto de audiência nas noites de domingo, estreou nova abertura no fim de semana comemorativo dos 60 anos da TV Globo, assim como quadros e séries que reafirmam todos os ingredientes que o programa traz semanalmente”, afirma o comunicado.

“É um programa sempre atento a novos formatos que, só em 2024, contou com 25 estreias. Entre elas, quadros de sucesso, que voltam em novas temporadas. No primeiro semestre de 2025 entraram no ar 12 novos quadros ou séries”, finaliza o texto da Comunicação da emissora líder para a Folha de S.Paulo.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.