GAFE

Câmera do Jornal Nacional sofre falha técnica e corta cabeça de César Tralli

Falha na operação do equipamento errou enquadramento e cortou informações do vídeo

César Tralli no Jornal Nacional com falha na câmera que cortou parte da cabeça durante exibição de gráfico sobre produção industrial
César Tralli no Jornal Nacional; falha técnica na câmera robótica cortou a cabeça do apresentador (foto: Reprodução/Globo)

Compartilhe:

Uma falha técnica durante o Jornal Nacional causou um erro de enquadramento ao vivo e deixou parte da cabeça de César Tralli fora da imagem. A câmera robótica responsável pelo plano principal do estúdio “caiu” no meio da leitura de uma nota sobre a produção industrial, cortando também parte das informações exibidas atrás dos âncoras. A Globo não comentou.

O problema ocorreu logo após a exibição de uma reportagem sobre os embates entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Fernando Haddad. Ao retornar ao estúdio, César Tralli começou a apresentar dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). “Em abril, a produção industrial brasileira registrou alta de 0,1% na comparação com março, o que representa estabilidade pro IBGE”, iniciou o jornalista.

ESPN transmite as finais da NBA com estúdio exclusivo na NBA House
Marisa Orth chama participação no BBB de “maior fracasso” da sua carreira

No meio da fala, a câmera se movimentou automaticamente para baixo, revelando a parte inferior do estúdio e deixando César Tralli “sem testa” na imagem. Apesar da falha, ele manteve a postura e continuou a leitura como se nada tivesse acontecido: “A indústria extrativa, com aumento na produção de petróleo e de minério de ferro, e a de bebidas foram os destaques positivos. Em 12 meses, a indústria acumula alta de 2,4%.”

A correção do enquadramento no Jornal Nacional ocorreu após o corte para uma segunda câmera, que mostrava Renata Vasconcellos. Nenhum comentário foi feito ao longo da edição sobre o erro. O equívoco durou cerca de 20 segundos e gerou repercussão nas redes sociais por causa da imagem inusitada que deixou César Tralli com a cabeça cortada. Procurada pelo site Notícias da TV, a Globo não comentou o assunto.

Desde 2017, o Jornal Nacional é produzido exclusivamente com câmeras robóticas, sem operadores no estúdio. A tecnologia foi adotada um ano após testes bem-sucedidos na GloboNews. O sistema é controlado remotamente a partir da central de comando, com um joystick semelhante ao de videogames, responsável por definir os enquadramentos e movimentações das câmeras.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.