BRIGA DIGITAL

Cazé TV critica modelo de audiência da Kantar e diz que medição ignora dispositivos móveis

Em carta ao mercado publicitário, canal afirma que novo sistema ignora dados reais do streaming

Casimiro Miguel segurando microfone da Cazé TV durante transmissão em estádio vazio
Casimiro Miguel durante transmissão da Cazé TV; emissora digital questiona medição de audiência da Kantar Ibope (foto: Reprodução)

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A Cazé TV criticou publicamente o novo modelo de medição de audiência lançado pela Kantar Ibope. Em carta enviada ao mercado publicitário, o canal afirmou que o sistema ignora características fundamentais do ambiente digital e adota métodos ultrapassados, baseados na lógica da televisão linear. O documento questiona a eficácia da medição por amostragem por causa da exclusão de dados de dispositivos móveis e do consumo fora de casa.

O novo sistema, batizado de Sports Audience Measurement, foi lançado em abril para calcular o alcance de partidas do Campeonato Brasileiro. Segundo a Cazé TV, o modelo mede apenas televisores instalados em residências. Essa limitação, conforme o documento, compromete a precisão da audiência digital. A crítica também já havia sido feita por empresas como o Google, que apontam falhas semelhantes no formato.

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A carta diz que a medição por amostragem não reflete o comportamento do público atual. “Ignora-se todo o consumo feito em celulares, tablets e laptops –que representam uma fatia enorme da audiência, especialmente entre os mais jovens”, afirma o documento. Nesse sentido, a Cazé TV defende a utilização de dados reais coletados diretamente das plataformas, os chamados first-party data, como ocorre no YouTube, Meta, TikTok e serviços de streaming.

Ainda segundo o texto, o painel da TV tradicional cobre apenas 15 mercados e não considera a audiência em dispositivos conectados. A Cazé TV afirma que esse recorte geográfico e a ausência de granularidade distorcem os números e prejudicam a mensuração de plataformas digitais, como a própria. “Sem suposição. Sem amostragem. Sem intermediários”, pontua a empresa, ao defender um modelo mais transparente.

Cazé TV critica tentativa de equiparar modelos de medição

Outro trecho da carta critica a tentativa de equiparar modelos distintos. “A tentativa de unificação acaba trazendo o efeito oposto: piora a qualidade da medição digital, ao aplicar sobre ela todas as limitações do modelo analógico”, diz a empresa. Além disso, a Cazé TV também destacou o impacto do engajamento em plataformas de streaming e apontou a interação do público como diferencial em relação à televisão linear.

A empresa afirma que o foco deveria ser o engajamento das transmissões digitais. “O que deveríamos estar comparando com a TV tradicional é o engajamento que transmissões no streaming, como as da Cazé TV, geram nos fãs e nas marcas”, escreveu o canal. O documento destaca ações como enquetes, chats ao vivo, cortes virais e comunidades ativas nas redes sociais como métricas mais relevantes.

A carta termina com um recado ao mercado. “Não se constrói o futuro olhando pelo retrovisor. Na Cazé TV, seguimos em frente: com audiências crescentes e engajadas, medidas com precisão e, acima de tudo, com conexão emocional entre marcas e consumidores”. As informações foram divulgadas pela coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo. Procurada pela publicação, a Kantar Ibope não se manifestou sobre a carta da Cazé TV.

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