Presença de Anita, uma das minisséries mais emblemáticas da Globo nos anos 2000, estreia na íntegra no Globoplay no dia 21 de julho. A produção, escrita por Manoel Carlos e baseada no romance homônimo de Mário Donato, terá os 16 episódios originais disponibilizados como parte do Projeto Resgate, que visa preservar e relançar clássicos da dramaturgia da emissora.
Exibida originalmente na Globo em 2001, a trama acompanha Nando (José Mayer) que quer aproveitar o final de ano para dar o pontapé inicial em um antigo sonho: escrever um romance. Lúcia Helena (Helena Ranaldi) só pensa em retomar a paixão em seu casamento. Zezinho (Leonardo Miggiorin) quer viver seu primeiro amor. E Anita (Mel Lisboa) só quer seguir seu destino, com a certeza de que “nada é por acaso, tudo está escrito”.
Para tentar escapar da rotina louca de São Paulo, Lúcia Helena resolve passar as festas de fim de ano com a família, em Florença, cidade do interior de São Paulo. Pensa em aproveitar o clima familiar para reacender a paixão em seu casamento. Nando vê nas férias, a possibilidade de escrever o seu romance.
Na produção da Globo, o personagem encontra Anita, a personagem ideal. Ela se mudou para um sobrado onde no passado aconteceu um homicídio passional. Se Anita não pode mudar o destino, vive da forma mais intensa. Seduz Nando e desperta a primeira paixão de Zezinho. Com os dois, forma um triângulo amoroso que muda para sempre a vida de todos.
Além de Mel Lisboa, Presença de Anita conta com nomes como Vera Holtz, Paulo Cesar Pereio, Carolina Kasting, Marcos Caruso e Selma Reis no elenco. A minissérie mistura temas como desejo, conflito familiar e tragédia em uma narrativa marcada pela tensão psicológica. A obra teve grande repercussão à época e projetou Mel Lisboa nacionalmente.
Anteriormente, a minissérie chegou a ser disponibilizada no streaming em versão editada, condensada no formato de telefilme. Agora, com a versão completa, o Globoplay atende a pedidos antigos de fãs da produção, que consideram Presença de Anita um dos marcos da teledramaturgia contemporânea da Globo.


