A Globo cometeu uma gafe nas redes sociais na noite desta quinta-feira (19), ao publicar no X (antigo Twitter) uma chamada para a novela Dona de Mim com um trecho visivelmente gerado por inteligência artificial. A mensagem, escrita no perfil oficial da emissora, começou com a instrução típica de ferramentas como o ChatGPT: “Claro! Aqui vai sua frase em uma linha única, fluída e com vibe jovem…”.
O conteúdo completo dizia: “Leo nasceu para vender alegria e verdade também. Ela faz tudo! Amo os multi-talentos da gata!”. A publicação foi apagada poucos minutos depois, mas internautas já haviam feito capturas da tela, expondo o erro. A Globo desistiu de usar o mesmo texto em nova postagem.

Não é a primeira vez que o uso de tecnologia de IA gera repercussão negativa para a emissora. No último domingo (15), o Fantástico estreou o quadro Fala AI, que usa imagens criadas por inteligência artificial para ilustrar esquetes de humor. A iniciativa também recebeu uma enxurrada de críticas nas redes sociais.
Com esquetes ambientadas em cenários como uma mesa-redonda de cavaleiros medievais e um ET torcedor do Palmeiras, o quadro foi descrito por Lucas Gutierrez como uma brincadeira com as possibilidades da IA. Porém, o público reclamou da qualidade do conteúdo, da estética visual e do uso da tecnologia em um programa tradicional da TV aberta.
Mesmo com a automação nas imagens, o quadro é produzido por uma equipe com nomes conhecidos da Globo, como Martha Mendonça, Nelito Fernandes, Flávio Fernandes e outros roteiristas e produtores. A inspiração para o estilo visual vem de figuras digitais como Marisa Maiô, que ganharam popularidade nas redes sociais.


