JUSTIÇA

Roberta Rodrigues diz que Globo ainda não pagou indenização de processo por racismo

Atriz venceu ação por assédio e racismo nos bastidores da novela Nos Tempos do Imperador

Roberta Rodrigues caracterizada como Karen com expressão séria em cena da série A Divisão
Roberta Rodrigues como Karen em A Divisão; atriz ainda aguarda pagamento de indenização da Globo (foto: Cesar Diogenes)

Compartilhe:

Roberta Rodrigues revelou que recorreu da decisão judicial que a favoreceu em um processo contra a Globo por racismo e assédio moral. A atriz venceu a ação e teve indenização fixada em R$ 500 mil, mas afirmou que ainda não recebeu o valor. Em entrevista recente, ela declarou que agora busca uma reparação de R$ 10 milhões, e que a ação deve servir de exemplo para outras vítimas.

A artista contou que o recurso foi motivado pela falta de pagamento da quantia estipulada e pela vontade de tornar o caso público. “Ganhei o processo já, eu recorri a respeito do valor e também pedi para que não fique em sigilo. Acho que as pessoas que entrarem com qualquer ação a respeito de racismo, podem usar esse processo a favor”, disse em entrevista ao portal Leo Dias.

SBT encerra versões locais do Tá na Hora e retoma jornais locais nas emissoras próprias
Demitida da Globo dá a volta por cima e surge em comercial de banco no Jornal Nacional

Ela ainda comentou o impacto do racismo no mundo e nos ambientes de trabalho. “O racismo tá cada dia mais forte, a gente vê no futebol, com o Vini Jr. Quero que sirva para que as pessoas acordem e que as empresas entendam que isso não pode acontecer”, declarou. Roberta Rodrigues criticou empresas que não enfrentam o problema internamente: “Têm que procurar as pessoas racistas e fazer com que, no mínimo, respeitem quem está trabalhando”.

A atriz detalhou que não houve acordo com a Globo e reafirmou a insatisfação com o valor da sentença. “Eu ganhei o teto máximo do Ministério do Trabalho, e aí eu recorri pelo valor que eu pedi. E mesmo assim a Globo não pagou os 500 mil. Por isso que eu tô batalhando. Vamos para os 10 milhões”, afirmou, sinalizando que pretende seguir com o caso até que seja indenizada de forma proporcional.

Roberta Rodrigues venceu a Globo na Justiça

A condenação da Globo foi determinada pela juíza Aline Gomes Siqueira, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. A decisão reconheceu assédio moral e racismo institucional durante as gravações da novela Nos Tempos do Imperador (2021). A produção foi alvo de críticas por retratações problemáticas e por comportamentos discriminatórios nos bastidores.

O processo tramita sob sigilo, mas foi revelado em reportagem da Folha de S.Paulo. Roberta Rodrigues relatou que o ambiente hostil levou ao diagnóstico de burnout e a um afastamento de três meses das gravações. Segundo a atriz, os atores negros sofriam tratamento diferenciado em relação aos colegas brancos do elenco da novela das 18h.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.