Ex-repórter da Record, Leandro Stoliar decidiu apostar em um novo modelo de negócios. O jornalista lançou a Redell Creators, agência voltada para o que chama de infoenciadores: criadores de conteúdo com perfil jornalístico. A agência nasceu como um casting de influenciadores, em sociedade com Jeff Siqueira, CEO da IWM Growth, e mais tarde ganhou a adesão de Livia Raick como sócia e diretora operacional.
Com o tempo, os sócios perceberam a necessidade de diferenciar a atuação e passaram a oferecer soluções completas de marketing de influência. Segundo Leandro Stoliar, o conceito de infoenciador surgiu da percepção de duas lacunas no mercado: a migração de talentos do jornalismo para a internet e a dificuldade de marcas encontrarem influenciadores com reputação confiável.
“Começamos a ver que o jornalista carrega com ele a credibilidade, a reputação, a confiança e ele podia passar isso para a marca uma vez que ele começasse a atribuir conteúdo confiável à publicidade”, afirmou o ex-repórter da Record. A Redell Creators reúne 23 profissionais em seu casting, 90% deles jornalistas. A meta é chegar a 50 nomes.
A empresa já fez campanhas para empresas como XP, CPFL, Sisan Seguros e Realizzi. A agência também iniciou parcerias com agências de PR, como a FSB, e com emissoras, como a TV Aratu, afiliada do SBT na Bahia. O modelo de negócios busca beneficiar tanto os jornalistas quanto os canais de televisão.
“O talento passa a ganhar três vezes mais do que ganharia só na TV e duas vezes mais do que só na rede social. Porque é importante ele estar na TV”, diz Leandro Stoliar. Para ele, as emissoras também lucram: “Ganha uma nova receita e retém um talento que não consegue mais pagar”, declarou o ex-repórter da Record.
A Redell se posiciona como alternativa para marcas que buscam ampliar reputação e conexão com o público por meio de conteúdo de credibilidade. Segundo os sócios, o comportamento do consumidor mudou e exige autenticidade nas campanhas: “Ele compra experiência, representatividade, valores”, finalizou em conversa com o Meio&Mensagem.
Saída da Record em 2024
Leandro Stoliar foi demitido da Record em dezembro de 2024. O sobrinho-neto de Silvio Santos (1930-2024) estava há 15 anos no canal. “Cobri reportagens nos cinco continentes, ganhei prêmios, fui preso em outro país e estive na guerra. Além de ser apresentador do principal jornal da casa. Mas a vida é assim. Ciclos sempre tem um fim”, disse.


