A Globo exibirá no Cinemaço de hoje (22) o filme Ran. Lançado em 1985, o longa é protagonizado por Tatsuya Nakadai, Masayuki Yui, Mieko Harada. O longa foi dirigido por Akira Kurosawa. A produção vai ao ar por volta das 01h15, pelo horário de Brasília.
Hidetora Ichimonji, um poderoso, porém idoso, senhor da guerra, decide dividir seu reino entre seus três filhos: Taro, Jiro e Saburo. Taro, o mais velho, receberá o prestigioso Primeiro Castelo e se tornará líder do clã Ichimonji, enquanto Jiro e Saburo receberão o Segundo e o Terceiro Castelos. Hidetora manterá o título de Grande Lorde, e Jiro e Saburo apoiarão Taro. No entanto, Saburo é exilado após criticar o discurso de seu pai sobre unidade. Tango, o servo de Hidetora, também é exilado por defender Saburo.
Após a divisão das terras de Hidetora entre seus dois filhos restantes, a esposa de Taro, Lady Kaede, ainda ressentida com Hidetora matando sua família e tomando suas terras, o incita com sucesso a usurpar o controle de todo o clã Ichimonji. Quando Taro exige que Hidetora renuncie ao seu título, Hidetora parte e viaja para o castelo de Jiro, somente para descobrir que Jiro está interessado somente em usar Hidetora como um peão titular. Enquanto Hidetora e sua comitiva vagam, Tango avisa Hidetora sobre o novo decreto de Taro: morte a quem ajudar seu pai. Hidetora planeja se refugiar no Terceiro Castelo, que foi abandonado pelas forças de Saburo (que o seguiram para o exílio) e tomado pelo general de Taro, Ogura. Hidetora sente que eles podem tomar Ogura facilmente, enquanto Kyoami, o bobo da corte, brinca sobre Hidetora e é gritado por Hidetora para ficar para trás se ele estiver com medo. Kyoami e Tango ficam do lado de fora enquanto Hidetora e o resto de sua comitiva se refugiam no Terceiro Castelo, que encontram desocupado.
Mais tarde, Hidetora e sua comitiva são atacados pelas forças combinadas de Taro e Jiro – os homens de Taro haviam “abandonado” o castelo para incutir em Hidetor uma falsa sensação de segurança e emboscá-lo. Taro é morto por um tiro disparado pelo general de Jiro, Kurogane. Toda a comitiva de Hidetora é morta ou comete suicídio ritual. Hidetora sobrevive e sucumbe à loucura enquanto se afasta do castelo destruído. Kyoami e Tango, ainda leais a Hidetora, o encontram e ficam para ajudá-lo. Hidetora é assombrado por visões das pessoas que matou no passado. Eles se refugiam na casa de um camponês apenas para descobrir que o ocupante é Tsurumaru, irmão de Lady Sue, esposa de Jiro.

