NOVO ACORDO

Globo renova contrato do Carnaval de SP e seguirá com os desfiles em 2026

Emissora manterá transmissão dos desfiles após acordo com a Liga-SP, que aceitou novo modelo com menos verba fixa e mais publicidade

Carro alegórico da Rosas de Ouro com tema infantil e fantasias coloridas durante desfile transmitido pela Globo ao vivo
Desfile da Rosas de Ouro, campeã do Carnaval 2025 em SP; Globo renova contrato dos desfiles (foto: Reprodução/Globo)

Compartilhe:

A Globo seguirá responsável pela transmissão dos desfiles das escolas de samba de São Paulo em 2026. As agremiações que integram a Liga-SP (Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo) aprovaram a proposta da emissora em reunião realizada na noite de segunda-feira (23), autorizando a renovação do contrato vigente desde 1999.

O novo acordo será válido por um ano e terá cláusulas inéditas, que ainda serão testadas pelas partes envolvidas. Segundo informações da coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo, o contrato definitivo ainda não foi assinado, mas o entendimento entre as partes já está fechado. A renovação de curto prazo foi definida para que a Liga-SP e a Globo possam avaliar os efeitos das novas condições comerciais.

Grupo Silvio Santos desembolsa R$ 30 milhões para criar casa de apostas dos SBTistas
Globo cogita enviar narradores aos EUA após sucesso de brasileiros na Copa de Clubes

O novo modelo prevê redução no valor fixo pago pela Globo às escolas paulistas. No papel, serão pouco mais de R$ 7 milhões para dividir entre as 14 agremiações. Em contrapartida, a emissora líder propôs aumentar o percentual de participação na receita gerada com publicidade durante os desfiles, o que deve aumentar o potencial de ganhos das escolas.

A projeção positiva tem como base o resultado obtido pela Globo no Carnaval de 2025, quando a emissora voltou a registrar lucro com os desfiles, algo que não ocorria desde 2019. Com isso, o bom desempenho impulsionou a proposta de mudança, apoiada pela expectativa de maior interesse publicitário em 2026, ano de Copa do Mundo, que tradicionalmente movimenta o mercado de mídia.

Desde 2023, por força contratual, a Globo também exibe os desfiles de São Paulo para o público do Rio de Janeiro. A decisão ainda gera críticas de telespectadores cariocas, que preferem acompanhar a Série Ouro, segunda divisão do Carnaval carioca. A Série Ouro, por sua vez, tem garantida a transmissão pela Band até 2028 –a concorrente renovou os direitos para seguir exibindo os desfiles do grupo de acesso.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.