Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
NOS TRIBUNAIS

Sikêra Jr. exige censura de atração do SBT e processa Ana Paula Renault

Sikêra Jr. nos estúdios do Programa Raul Gil
Sikêra Jr. participou do mesmo quadro do Programa Raul Gil que provocou ação judicial (foto: Divulgação/SBT)

O desentendimento entre Sikêra Jr. e Ana Paula Renault será resolvido nos tribunais. O titular do Alerta Nacional procurou o Tribunal de Justiça do Amazonas e deu entrada em uma ação judicial contra a ex-funcionária do SBT, relatando ser vítima de ataques contra sua honra e imagem e afirmando que ela usou o Programa Raul Gil para espalhar “informações inverídicas e desrespeitosas” a seu respeito, atingindo “sua dignidade”. O jornalista pede uma indenização de R$ 44 mil por danos morais e quer que os vídeos da atração da emissora de Silvio Santos sejam tirados do ar, além de exigir que Ana Paula seja proibida de citar o seu nome por tempo indeterminado, tendo que publicar uma retratação pública em suas redes sociais.

A reportagem do TV Pop teve acesso aos autos do processo protocolado na 7ª Vara do Juizado Especial Cível de Manaus na terça-feira (16). Neles, o advogado Rannieri Cavalcanti Lopes diz que o seu cliente está “sofrendo em seu local de trabalho” e que teve a sua imagem “injustamente abalada” pela ex-apresentadora do Fofocalizando, que estaria tentando fazer com que o público acredite que o contratado da RedeTV! “é um mau apresentador de televisão e alguém sem caráter”, sendo que ele nunca foi condenado judicialmente por homofobia ou por qualquer outro tipo de crime.

“Não satisfeita em ter atacado a honra e a imagem de Sikêra Jr. em um programa de repercussão nacional, através do Programa Raul Gil, Ana Paula Renault resolveu continuar os seus ataques velados através de outros programas. Desprovida de qualquer prova, qualquer decisão judicial transitada em julgado, ela afirma que o apresentador é uma pessoa extremamente homofóbica, que teve comportamento criminoso e que seus patrocinadores saíram voados, apenas para difamar e tentar macular a reputação do comunicador”, afirmou Lopes.

Em outro trecho da documentação inicial da ação judicial, o advogado afirma que Ana Paula foi responsável por provocar angústia no apresentador do Alerta Nacional. “Suas falas fizeram com que Sikêra experimentasse situação constrangedora, angustiante, tendo sua moral abalada. A sua conduta causou danos à imagem, à honra e ao seu bom nome, que recebeu acusações injustas através das afirmações falsas que circularam mundialmente após a exibição do programa televisivo. Ele se encontra com a imagem abalada, e ele e sua família estão sofrendo, além de também estar tendo dificuldades em seu local de trabalho, pois várias pessoas o indagam sobre o assunto”, pontuou.

As exigências

A primeira demanda do apresentador da RedeTV! é para que o Tribunal de Justiça do Amazonas determine a exclusão das participações de Ana Paula Renault no Programa Raul Gil, do SBT, e no Pânico, da Jovem Pan News, ou que efetue o bloqueio do acesso aos respectivos vídeos nas plataformas sociais. Nos autos do processo, Lopes decidiu citar apenas duas publicações: a primeira foi feita pela emissora de Silvio Santos, no YouTube, em 18 de setembro deste ano, e conta com quase 100 mil visualizações, e a outra é um link para uma notícia do portal de notícias da Jovem Pan.

Na sequência, o advogado exige a condenação da ex-apresentadora do Fofocalizando em R$ 44 mil, e pede para que o pedido de uma retratação formal através de vídeos publicados no Twitter, Facebook, Instagram e WhatsApp sejam deferidos. O vídeo em questão, no entanto, não seria gravado pelo titular do Alerta Nacional. “Sikêra Jr. tem contrato de exclusividade com a RedeTV! e não pode aparecer em outras plataformas para dar a sua versão das inverdades proferidas, e sua versão deverá ser dada por meio de seu advogado”, justificou Rannieri Lopes.

A reportagem do TV Pop entrou em contato com o SBT para falar sobre a ação judicial. Por meio de sua assessoria de imprensa, a emissora se limitou a informar que Ana Paula Renault não foi demitida da emissora, diferentemente do que é dito por Sikêra Jr. em diversas partes do processo, e afirmou que não comenta processos em andamento. O canal, assim como a ex-apresentadora, ainda não foram intimados pela Justiça manauara e, portanto, não estão cientes da totalidade da ação.

Leia mais