Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
APRESENTADOR DA GLOBO

Marcelo Cosme lança primeiro livro propondo reflexão sobre a LGBTfobia

Marcelo Cosme no estúdio do GloboNews Em Pauta
Marcelo Cosme anunciou o lançamento de seu primeiro livro (foto: Reprodução/GloboNews)

Marcelo Cosme surpreendeu os seus fãs nas redes sociais ao anunciar a sua mais nova empreitada. O âncora da Globo e da GloboNews anunciou o lançamento, em parceria com a Editora Planeta, de seu primeiro livro. Batizado de Talvez Você Seja, a obra de 208 páginas irá propor ao leitor uma reflexão sobre a LGBTfobia na sociedade brasileira, e contará as histórias de pessoas que falam abertamente sobre a sua sexualidade, não ficando restrito aos famosos, mas falando também de pessoas comuns, como um homem trans e um garoto que apanhou dos pais ao dizer que era gay.

Ao decorrer de 11 capítulos, o jornalista também falará sobre a sua própria história. Em uma parte do livro, o apresentador do Em Pauta revela que foi castigado pelo pai em sua infância por conta de uma espécie de concurso de beleza organizado pelos meninos de seu bairro. “Pelo menos uma vez por ano era feita a eleição da Garota da Quadra. Uma noite qualquer, todos se reuniam na rua e sentavam-se ao meio-fio para ver as meninas desfilarem. Mas todo evento precisa de ensaio. E foi aí que meu pai me pegou”, revelou.

“Um dia, ele chegou em casa à noite e viu pela janela que eu estava no meio da rua, coordenando o ensaio das meninas para o desfile. Dizendo qual caminho deveriam fazer, em que ponto parar. E, imediatamente, ele gritou: ‘Marcelo, passa pra dentro’. Furioso, me colocou de castigo. Disse que aquilo não era coisa de homem e que eu estava parecendo uma menina na rua. Minha mãe, claro, foi a culpada, acusada de não ver, não impedir, não corrigir”, desabafou, em trecho extraído do primeiro capítulo do livro, intitulado Não é Doença.

Com prefácio do cantor Lulu Santos, um dos jurados do The Voice Brasil, Talvez Você Seja não é uma biografia. O livro contará com entrevistas com especialistas, como o médico Drauzio Varella, o psicólogo Angelo Brandelli, e o psiquiatra Jairo Bouer, e trará depoimentos de políticos com relevância no cenário nacional, como Eduardo Leite, Fabiano Contarato e Érika Hilton. Com a obra, Marcelo Cosme planeja fazer com que o leitor reflita sobre o seu comportamento, apontando como é simples reconhecer o preconceito e o que todos podem fazer para serem pessoas melhores.

Além disso, Talvez Você Seja também conta com a participação de Zileide Silva. A repórter da Globo no Distrito Federal foi a responsável por escrever os textos das orelhas da publicação, também com reflexões sobre o conteúdo da obra. “Até que os direitos sejam iguais, a violência acabe, o preconceito se desfaça. O Cosme é um jornalista gay, não um gay jornalista”, afirmou ela. “Quero te mostrar que nós, LGBTQIA+, estamos aí espalhados. Somos o que quisermos ser”, arrematou o autor.

Leia mais