SINAL DE ALERTA

Globo disponibiliza novela que contou com a participação de Oscar Niemeyer

A produção foi escrita por Dias Gomes (1922-1999) e contou com o auxílio de Walter George Durst (1922-1997)

Novela Sinal de Alerta
A Globo vai disponibilizar a novela Sinal de Alerta (foto: Reprodução/Internet)

Compartilhe:

A Globo vai disponibilizar nesta segunda-feira (14) a novela Sinal de Alerta (1978). A trama faz parte do projeto Fragmentos, que traz trechos de novelas incompletas. A produção foi escrita por Dias Gomes (1922-1999), auxiliado por Walter George Durst (1922-1997) nos 30 capítulos finais, foi dirigida por Walter Avancini 1935-2001), Jardel Mello (1937-2008) e Paulo Ubiratan (1947-1998).

A trama da Globo enfatiza o perigo da poluição nas grandes cidades. Dono de uma fábrica de fertilizantes e inseticidas, a Fertilit, Tião Borges (Paulo Gracindo) é alvo de uma campanha em defesa do meio ambiente iniciada pela ex-mulher, a jornalista Talita (Yoná Magalhães). Operários da fábrica aderem ao protesto, como Consuelo (Isabel Ribeiro) e Adelaide (Ruth de Souza). O suposto envolvimento com drogas da noiva de Tião, Sulamita (Vera Fischer), ajuda a denegrir sua imagem. Os intelectuais Rudi Caravalla (Jardel Filho) e Chico Tibiriçá (Carlos Eduardo Dolabella) sonham em fazer um filme contando a história de Tião Borges.

Curiosidades da novela da Globo

Sinal de Alerta contou com a participação do arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012), ele deu um depoimento sobre a importância da preservação do ecossistema. Os animais de estimação dos personagens determinavam a ordem de gravação de algumas cenas. Os cachorros de Talita (Yoná Magalhães) e Consuelo (Isabel Ribeiro) não podiam entrar no estúdio.

A equipe da trama dos anos 1970 tinha que criar uma ordem, pois os gatos de Coló (Carmem Silva) e Cotinha (Mara Rúbia) passavam e com o cheiro dos felinos no estúdio, a equipe de produção não conseguia segurar os cães e seguir com as gravações normalmente.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.