BARRADAS

Record e Band levam ‘não’ da Fórmula 1, mesmo oferecendo mais dinheiro que a Globo

Emissoras fizeram propostas financeiras mais vantajosas, mas Liberty Media preferiu o alcance de audiência da maior rede de televisão do país

Imagem de uma Formula 1 com as logos da Globo
Formula 1 foi adquirida pela Globo, mesmo pagando menos que as concorrentes (foto: Reprodução/Globo)

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A Fórmula 1 voltará a ser exibida pela Globo a partir de 2026, já que a emissora conseguiu fechar um acordo com a Liberty Media. A principal categoria do automobilismo mundial retorna ao maior conglomerado midiático do país depois de 5 temporadas transmitidas pela Band. De acordo com o UOL Esporte, a rede fechou um contrato de três anos oferecendo US$ 8 milhões por temporada, um valor menor do que foi oferecido por outros dois canais que estavam interessados na modalidade.

A Band, que tentou manter os direitos de transmissão das corridas, apresentou uma oferta de US$ 10 milhões. Já a Record, que está buscando outros eventos esportivos para fortalecer a sua programação, enviou uma proposta robusta de US$ 13 milhões. Além do investimento mais baixo, a Globo também prometeu exibir menos corridas na televisão aberta.

Das 24 previstas no calendário, apenas 15 estarão no canal principal. As outras emissoras, por outro lado, haviam se comprometido a mostrar todas as etapas. A Band ainda pretendia manter a classificação ao vivo, enquanto a Record iria fazer uma pré-corrida de 30 minutos e a exibição do pódio. Mesmo com menos entregas, a Liberty Media optou pela Globo de olho nos números.

A empresa espera que as transmissões no canal líder de audiência alcancem ao menos 8 pontos, mais que o dobro do que a Band atinge com a exibição das corridas pela manhã. A avaliação é de que menos corridas, mas com mais audiência, geram mais retorno global do que a cobertura completa com desempenho menor, como o que vinha acontecendo até então.

O Brasil segue como um mercado estratégico para a Fórmula 1, já que o país ocupa o segundo lugar em número de seguidores no Instagram e mantém forte presença nas métricas de público ao redor do mundo. A Liberty entende que o peso da audiência brasileira compensa o valor mais baixo do contrato fechado com a Globo, que será válido até o fim da temporada de 2028.

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