DECLARAÇÃO

Jair Bolsonaro diz ser ‘apaixonado’ por Donald Trump, mas é rejeitado: “Não é meu amigo”

Ex-presidente celebrou carta de Trump a Lula com críticas ao STF e defendeu relação próxima com o líder norte-americano, a quem chamou de irmão

Jair Bolsonaro e Donald Trump sorrindo juntos durante encontro do G20 no Japão em 2020
Jair Bolsonaro e Donald Trump durante encontro do G20 no Japão, em 2020 (foto: Reprodução)

Compartilhe:

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou ser “apaixonado” por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, durante entrevista ao portal Poder360 na última terça-feira (15). Na conversa, Bolsonaro disse ter um vínculo próximo com o norte-americano e celebrou o apoio que recebeu de Trump, que recentemente enviou uma carta ao presidente Lula (PT) criticando a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Trump é imprevisível. Eu gosto dele. Eu sou apaixonado por ele. Eu sou apaixonado pelo povo americano, pela política americana. Nunca escondi isso. Trump sempre me tratou como um irmão”, disse Jair Bolsonaro. Ele ainda relembrou o relacionamento com o norte-americano durante seus mandatos, citando encontros e acordos sobre minérios e commodities.

Ator relembra namoro com Claudia Jimenez e fala sobre preconceito
Mariana Becker desabafa sobre fim da Fórmula 1 na Band: “Foi doloroso”

Segundo o ex-presidente brasileiro, Donald Trump declarou que, pela primeira vez, os Estados Unidos tinham no Brasil “um presidente não hostil”. “Que fui eu”, afirmou Bolsonaro, mencionando com orgulho a lembrança feita em carta enviada ao atual presidente brasileiro, na qual o norte-americano critica o tratamento dado a ele pelas autoridades do país.

As falas de Jair Bolsonaro foram motivadas pela carta enviada por Trump a Lula na quarta-feira (9), em que o norte-americano anunciou a aplicação de uma tarifa de 50% sobre produtos do Brasil. No texto, o norte-americano justifica a medida como uma tentativa de corrigir supostas injustiças do governo atual e critica o STF, acusando a Corte de impor censura ilegal a redes sociais.

Donald Trump diz que não é amigo de Bolsonaro

Nesta terça (15), Donald Trump reforçou seu apoio a Bolsonaro durante conversa com jornalistas na Casa Branca. Apesar de negar amizade com o ex-presidente brasileiro, o norte-americano voltou a defendê-lo e disse que a situação atual lembra uma “caça às bruxas”, referindo-se ao pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para que Bolsonaro seja condenado.

“Ele não é meu amigo, mas é alguém que conheço. Representa milhões de brasileiros, pessoas maravilhosas. Ama o Brasil e lutou muito por essas pessoas. Agora querem prendê-lo. Isso me parece uma caça às bruxas, e acho muito triste”, afirmou Donald Trump em conversa com jornalistas na Casa Branca.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.