A RedeTV! será notificada extrajudicialmente pelo Idafro (Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afrobrasileiras) até o fim da semana. A entidade reagiu à declaração de Marcelo de Carvalho sobre imigração africana na Europa. O advogado Hédio Silva Jr., coordenador do instituto, afirmou que o comentário do executivo é um forte indício de que a gestão da emissora segue uma lógica baseada em estereótipos e divisão racial e xenofóbica.
O instituto solicita que o canal apresente ações internas já adotadas para promover a diversidade racial, como políticas de contratação de profissionais negros e outras iniciativas afirmativas. A notificação terá base na convenção 111 da Organização Internacional do Trabalho e na Convenção Interamericana contra o Racismo, que exigem o comprometimento das empresas com a inclusão e a valorização da diversidade étnico-racial.
Sucesso das novelas da Globo, Tieta ganhará nova versão e protagonista é definida
Ex-apresentadora da RedeTV! revela que fez investimento alto para novas cirurgias
A publicação de Marcelo de Carvalho foi feita no início da semana, em perfil pessoal no X, o antigo Twitter. No texto, ele relatou um assalto sofrido pelo irmão de seu filho mais velho em Barcelona. “Obviamente, um sujeito de aparência africana, dos milhões que a Europa deixou entrar, deu uma trombada nele, arrancou o celular e saiu correndo”, escreveu o empresário. Diante da repercussão negativa, o vice-presidente e acionista da RedeTV! apagou a publicação.
Marcelo de Carvalho apagou publicação
Em seguida, ele fez um novo post em que tentou justificar a frase. Segundo Marcelo de Carvalho, a afirmação era apenas uma constatação objetiva de um fato, sem intenção discriminatória ou racista em relação a migrantes africanos. Segundo a coluna Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, em nota enviada à imprensa, a RedeTV! afirmou que “publicações realizadas em perfis pessoais não representam o posicionamento da emissora”.


