O comediante Murilo Couto foi impedido de entrar em Moçambique neste domingo (20) e teve o show que realizaria na capital Maputo cancelado. Além do integrante do Aberto ao Público, também foram barrados os humoristas Gilmário Vemba, de Angola, e Hugo Sousa, de Portugal. Os três aguardavam a liberação no aeroporto internacional de Maputo desde 14h (horário local), mas não receberam autorização das autoridades para entrar no país.
O cancelamento da apresentação foi confirmado por Gilmário em transmissão ao vivo no Instagram, direto do aeroporto. “Infelizmente não vamos conseguir fazer o espetáculo”, disse o humorista angolano. A produtora do evento informou que os bilhetes serão reembolsados. O grupo Tons de Comédia, formado pelos três artistas, faria o show no Centro Cultural China Moçambique às 17h locais.
Paolla Oliveira diz que cena clássica de Vale Tudo ainda não aconteceu
Alexandre Borges revela que superou trauma com cães ao gravar cena em novela da Globo
Conforme a CNN Portugal, Murilo Couto e os colegas chegaram ao país em um voo vindo de Luanda, capital de Angola, onde se apresentaram na noite anterior. Eles estavam acompanhados do agente Pedro Gonçalves, da produtora Showtime. Nenhuma explicação oficial foi dada até o momento pelo Serviço Nacional de Migração de Moçambique sobre a retenção. No entanto, conforme a publicação, o motivo pode ter sido político.
A situação ganhou contornos políticos após publicação de Dinis Tivane, assessor do político moçambicano Venâncio Mondlane. Em rede social, ele afirmou que Gilmário teria sido impedido de entrar por “expor as suas opiniões”. Em julho, o humorista esteve com Mondlane em Lisboa e citou a expressão “Anamalala”, usada como lema de protestos contra o resultado das eleições gerais de outubro de 2024 em Moçambique.
O político moçambicano, que tenta legalizar o partido Aliança Nacional para um Moçambique Livre e Autônomo, não reconheceu a vitória de Daniel Chapo, apoiado pelo partido Frelimo. Desde então, o país viveu um período de forte instabilidade, com protestos que deixaram cerca de 400 mortos em confrontos com a polícia. As tensões só começaram a diminuir após reuniões entre os dois líderes, em março e maio deste ano.
Murilo Couto faz parte do elenco de Aberto ao Público, humorístico exibido pela Globo nas noites de domingo, após o Fantástico. Comandado por Maurício Meirelles, o programa também conta com Thiago Ventura e Bruna Louise. A atração aposta no improviso e na interação com a plateia, em um formato que lembra apresentações de stand up e tem recebido retorno positivo do público.


