A repórter Luiza Vaz, da Globo, usou as redes sociais para refletir sobre seu retorno ao trabalho após a licença-maternidade. Mãe de Antônio, que nasceu em janeiro, ela publicou um texto comovente em que compartilha os desafios emocionais e práticos da conciliação entre a maternidade e a rotina profissional.
“Voltar ao trabalho depois da licença-maternidade não é simplesmente ‘voltar’. É reaparecer em um cenário conhecido com uma alma recém-nascida (e, às vezes, com olheiras também)”, escreveu. Ela destacou que a maternidade transforma tudo: o tempo, o corpo, as prioridades e até a escuta, algo essencial para o jornalismo.
Luiza Vaz afirmou que este novo momento será “um exercício diário de conciliação, emoções, foco, organização e aprendizado” e pontuou que está feliz por apresentar ao filho um novo lado seu. “Vai ser muito especial apresentar ao Antônio essa outra face da mamãe, que coexiste com a amamentação em livre demanda, brincadeiras, dancinhas e colo sempre disponível”, disse a repórter da Globo.
A jornalista também fez questão de pontuar as desigualdades enfrentadas por mães no Brasil. Ela citou dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que mostram que metade das mulheres brasileiras está fora do mercado um ano após a licença-maternidade. “Eu volto porque tive rede, porque tive espaço, e porque acredito que o jornalismo precisa de olhares que passam pela experiência do cuidado”, desabafou.
Luiza Vaz é casada com o jornalista Eduardo Graziani e recebeu o apoio dos amigos na volta ao trabalho. “Volto com o carinho dos amigos, recebido em presente, abraços e olhares sinceros de ‘conta comigo’”, disse. “Volto mais sensível. Mais centrada. Mais forte. Com horas a menos de sono também. Mas, definitivamente, mais inteira”, pontuou.


