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MARATONA BLACK FRIDAY

Globo troca filmes da Sessão da Tarde por programas locais de televendas

Rovany Araújo é apresentador da TV Rio Sul, afiliada da Globo no interior do RJ
Rovany Araújo apresentará a Maratona Black Friday na afiliada da Globo do interior do Rio de Janeiro (foto: Divulgação/TV Rio Sul)

Os telespectadores da Globo em várias partes do país vão contar com uma programação diferenciada na tarde de sexta-feira (26) e no sábado (27). A líder de audiência autorizou que suas afiliadas aproveitassem a data da Black Friday para exibir um programa de televendas temático, destacando as principais ofertas que varejistas regionais prepararam para a ocasião, que se tornou sinônimo do início oficial do período de aumento de vendas para as festividades de fim de ano. Na sexta, a Maratona Black Friday irá ao ar entre 15h e 15h20, ocupando parte do horário da Sessão da Tarde, que contará com uma edição mais condensada do filme Tô Ryca para as retransmissoras que irão produzir versões locais do formato, como a TV Clube, a TV Tem e a TV Rio Sul.

Inicialmente, a emissora planejava produzir uma edição nacional da atração, em parceria com grandes marcas do varejo brasileiro. No entanto, as negociações com as empresas não evoluíram e os executivos da rede decidiram não insistir no projeto para este ano. Por mais que a ocasião pudesse significar um substancial incremento nos lucros da companhia, principalmente por ser uma data em que os anunciantes costumam aumentar seus investimentos, houve o consenso de que um programa de televendas, mesmo que temporário, poderia causar grandes danos na audiência — e há o entendimento de que não seria prudente arriscar sofrer um efeito cascata em plena semana de estreia da nova novela das sete, sob o risco de repetir o fracasso de Um Lugar ao Sol.

A Maratona Black Friday não irá, e nem tem, a pretensão de reinventar a roda do comércio. A atração seguirá um modelo que já foi consagrado por emissoras menores, como a Gazeta e a RedeTV!, e mostrará comunicadores regionais visitando pequenas empresas das cidades da área de cobertura das afiliadas, destacando as ofertas dos mais diversos tipos de produtos. Os apresentadores vão visitar supermercados, lojas de brinquedos, farmácias e até mesmo companhias prestadoras de serviços, como firmas de contadores e agências especializadas no agenciamento de diaristas. Para as afiliadas da Globo, o novo formato representa uma importante oportunidade para que as emissoras se aproximem de pequenos anunciantes.

“Os anunciantes viram com bons olhos que é um jeito também da gente se aproximar do mercado. Perceberem que a gente está a todo instante procurando maneiras de potencializar o resultado deles, o resultado da comunicação. Como que eu posso, de uma forma diferente, de uma forma criativa, surpreender meu consumidor?”, pontuou Polyana Faria, gerente Comercial da TV Rio Sul, afiliada da líder de audiência no interior do Rio de Janeiro.  “Nossos formatos publicitários para a data possibilitam uma estratégia crossmedia. O consumidor é multitela e as oportunidades exploram a multicanalidade por meio dos mais diversos canais digitais, atingindo o consumidor em diferentes telas”, diz Nilson Moyses, diretor de Mercado da TV Tem, do interior de São Paulo.

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