Narrador da TNT Sports e com quase 30 anos de carreira, André Henning foi o convidado do novo episódio do podcast Andreoli Modo On, apresentado por Felipe Andreoli. Durante a conversa, o jornalista analisou os impactos da era digital no jornalismo esportivo e apontou as transformações no comportamento do público como principal fator de crise no setor.
Segundo ele, o avanço dos influenciadores e a preferência por conteúdos com linguagem emocional colocaram os jornalistas diante de novos desafios. André Henning afirmou que o público passou a rejeitar análises técnicas e imparciais, valorizando vozes que agem como torcedores. Para ele, o jornalismo segue sendo essencial, mas precisa se adaptar sem perder seus princípios.
“A gente vive um momento difícil. A audiência está buscando outra coisa, e o jornalismo precisa se adequar sem perder sua função. Não pode ser chato, não pode ser arrogante, mas também não pode virar torcida. É um equilíbrio cada vez mais difícil de manter”, disse o narrador ao comentar os dilemas enfrentados pelas redações esportivas.
Na atração, Felipe Andreoli relembrou sua passagem pelo programa CQC (2008-2015) e ressaltou a importância de respeito entre profissionais. Criticou atitudes de influenciadores que interferem em transmissões ao vivo e afirmou que a internet afetou a noção de limites. “Jamais atrapalhei um repórter ao vivo. Isso é algo que eu acho que está se perdendo”, declarou.
Outro ponto abordado foi a forma como parte do público mais jovem se relaciona com jornalistas. André Henning lamentou que muitas pessoas desperdicem oportunidades de aproximação com comunicadores que admiram, preferindo atacá-los com agressividade. Além disso, contou que já respondeu críticas em redes sociais e, ao fazê-lo, descobriu que o autor da mensagem era seu fã.


