EDUARDA AZEVEDO

Consultora de cenas sensíveis revela como Globo grava nudez e sexo com segurança

Trabalho é feito em parceria com figurino, direção e produção

Eduarda Azevedo
Eduarda Azevedo detalha rotina nos Estúdios Globo e explica como atua para garantir segurança (foto: Reprodução/Internet)

Compartilhe:

As cenas mais quentes das produções da Globo passam por um processo técnico minucioso que vai além da direção de cena e atuação. A emissora mantém um consultor especializado para garantir a segurança emocional e física do elenco envolvido em gravações com nudez ou linguagem corporal mais ousada. O trabalho dessa equipe foi detalhado por Eduarda Azevedo no programa Avisa Lá que Eu Vou, exibido na terça-feira (29) pelo GNT.

“Como todo mundo que trabalha na produção, recebo o roteiro, leio, vejo que tem uma cena em que [por exemplo], Duda vai fazer pole dance. Vamos lá conversar com figurino, com o diretor”, explicou Eduarda Azevedo, mostrando que o trabalho começa antes mesmo da chegada ao set.

A atuação envolve acompanhamento detalhado para que todos os envolvidos compreendam os limites e o objetivo daquela gravação. O termo “cena sensível” abrange mais do que momentos de nudez ou simulações sexuais. “Na televisão não chega a fazer uma cena de sexo explícito, mas as condições para fazer essa cena envolvem nudez, exposição do corpo, sintaxe corporal desconfortável”, detalhou a consultora, que participa do planejamento e execução das sequências mais delicadas da dramaturgia da Globo.

Eduarda Azevedo destacou que o papel do consultor vai além da técnica, incluindo também acolhimento e escuta ativa. “Eu me sinto muito valorizada quando chego no set para falar com uma pessoa e ela diz: ‘Que legal’. Isso é muito importante, fico até emocionada”, afirmou.

Segundo ela, a essência do trabalho está na criação de um ambiente em que o consentimento real exista. “Quando estou em atuação, falando sobre o que é a possibilidade do meu trabalho, você tem a possibilidade de decidir. O ‘sim’ só existe, porque há a chance de você dizer um ‘não’, se não seria compulsório”, relatou.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.