Eliane Cantanhêde não é mais comentarista da GloboNews: a analista política, que estava no canal de notícias há 15 anos, foi demitida nesta sexta-feira (1º). Oficialmente, a jornalista e a emissora vão afirmar que a saída foi uma movimentação em comum acordo, fruto de uma vontade da comunicadora em ter novos projetos. O TV Pop apurou que a verdade, porém, é que a emissora optou por dispensar os serviços dela por conta de uma série de polêmicas nos últimos meses — a gota d’água foi no final de junho, com um comentário infeliz sobre a guerra entre Israel e Irã.
Na edição de 20 de junho do Em Pauta, Eliane Cantanhêde questionou por que os ataques iranianos causam menos mortes em comparação com os bombardeios israelenses em Gaza. “Por que os mísseis de Israel destroem Gaza. Matam, né? E esses mísseis que saem do Irã e caem, efetivamente caem, em Israel, não matam ninguém. E tem uma mortezinha daqui, outra dali, tem 23 feridos daqui, 40 dali. Eu não consigo entender por que nessa guerra o Irã atinge o alvo e não mata ninguém”, disse a jornalista. A GloboNews precisou se desculpar publicamente pelas falas da analista.
Desde então, a situação da comunicadora era insustentável. Ela, no entanto, não pensava que seria desligada de maneira tão súbita — assim como todos os seus colegas de trabalho. Durante o seu último dia de trabalho, na quinta-feira (31), Eliane chegou a ser alvo de uma brincadeira feita por Marcelo Cosme, que estava apresentando o Em Pauta nos estúdios da Globo em Brasília. “E hoje eu estarei na Central GloboNews, a partir das 23h. Hoje não tem a Lili, mas em outro dia me garantiram que ela vai estar. E ela vai pro Rio de Janeiro, vou até levar ela na mala”, disse o âncora.
A analista política, que também estava em Brasília, riu com a brincadeira feita pelo apresentador, sem saber que ela não teria outra oportunidade de se encontrar com o âncora, tampouco de fazer parte do Conexão GloboNews. Depois de sua demissão, ela agradeceu ao público em seu perfil no X. “Depois de 15 anos felizes e de muita energia na GloboNews, ao lado de tanta gente querida e competente, é hora de parar e reservar as noites para meus livros, séries e um bom vinhozinho. Obrigada a todos, particularmente a você, assinante. Foi ótimo enquanto durou”, afirmou.


