Os poemas do personagem Samuel, interpretado por Juan Paiva em Dona de Mim, têm conquistado o público da novela das sete com versos delicados e cheios de sentimento. O que poucos sabem é que por trás das palavras estão duas roteiristas da Globo: Carolina Santos e Renata Sofia. As autoras revelaram ao gshow detalhes sobre o processo de criação e as referências que inspiram os textos românticos.
“Tento pensar como um homem apaixonado ou como a musa inspiradora. Me pergunto o que eu gostaria de ouvir se fosse amada por Samuel”, contou Carolina. Renata completa: “A inspiração vem muito do que a cena precisa dizer. Eu procuro muito a musicalidade das palavras e ritmo”. A dupla desenvolve os poemas com base nas emoções de cada sequência e no desenvolvimento dos personagens.
As roteiristas destacam que os versos são criados colaborativamente, respeitando a linguagem da trama e selecionando o melhor entre os textos propostos. Carolina disse que tem lido bastante Conceição Evaristo, enquanto Renata citou Arnaldo Antunes e poemas com traços do concretismo como referências. “Gosto de poemas que flertam com o concretismo”, revelou Renata.
A criação dos poemas para Dona de Mim varia de acordo com o clima e o estado emocional do dia. “Pode ser 20 minutos ou um dia inteiro. Arrisco dizer que os meus preferidos são os que foram feitos mais rápido”, explicou Carolina. Apesar da simplicidade aparente, os versos carregam forte carga simbólica, especialmente nas cenas entre Samuel e Leona, vivida por Clara Moneke. Juan Paiva, intérprete do personagem na novela, elogiou o trabalho das roteiristas. “É incrível, porque é tão sincero e é tão humano que parece que realmente é o Samuel que está escrevendo!”, declarou o ator.


