Thiago Lacerda era um ator iniciante de 20 anos quando foi escalado para protagonizar Terra Nostra (1999). Na época, ele interpretava um personagem de pouca expressão em Pecado Capital (1998) e ouviu nos bastidores da Globo que a emissora preparava uma “novela do século”. A produção reuniria nomes como Raul Cortez (1932-2006), Antonio Fagundes e Ana Paula Arósio.
Curioso sobre o projeto e sem imaginar que teria chance real de fazer parte, Thiago Lacerda decidiu ir até o setor da produção e pediu para fazer um teste. Ele foi atendido por Mariana Lobo, produtora de elenco, que revelou já ter pensado nele para o papel principal. Mesmo surpreso, o ator respondeu que aceitava qualquer participação. Após os testes, o diretor Jayme Monjardim o escolheu para viver Matteo, o imigrante italiano que protagoniza a história ao lado de Giuliana, personagem de Ana Paula Arósio.
“Quando peguei o papel, pensei: ‘Vou meter a cara e não vou deixar essa oportunidade passar’. Eu lembro da sensação de saber que a novela ia mudar a minha vida e de que eu precisava trabalhar muito para dar conta”, afirmou em entrevista para a Folha de S.Paulo em 2019. Para ele, o papel marcou o início da virada na carreira e a entrada definitiva no elenco fixo da emissora.
A preparação para o papel foi intensa e com prazo curto: 23 dias. O ator brinca que teve que “aprender a enganar” o público, fingindo saber falar italiano, tocar gaita e dançar tarantela. O desafio se somava à extensa carga de gravações, já que Terra Nostra teve 221 capítulos e permaneceu no ar por mais de oito meses no horário nobre da emissora.
Com estreia marcada para setembro, Terra Nostra será reprisada na Globo, substituindo História de Amor na faixa de reprises das tardes. A produção foi escrita por Benedito Ruy Barbosa e contou com a direção de Jayme Monjardim. A trama conta a história de Giuliana, jovem que é filha de Giulio e Ana, imigrantes italianos que deixam seu país e vêm para o Brasil a conselho de um amigo compatriota, Francesco.
No navio, a jovem apaixona-se por Matteo, e os dois fazem planos de se casar quando chegarem ao Brasil, mesmo os dois nem se conhecendo direito. A morte dos pais de Giuliana, causada pela peste bubônica, e a leve infecção de Matteo pela doença, aproxima ainda mais os dois, que passam uma noite ardente de amor juntos, sendo a primeira vez de Giuliana, antes de o navio atracar no porto de Santos.


