O romance histórico Vejo a Lua no Céu, exibido originalmente nos anos 1970, estreou nesta segunda-feira (11) no catálogo do Globoplay pelo projeto Fragmentos. Escrita por Sylvan Paezzo (1937-2000), a trama é inspirada no conto homônimo de Marques Rebelo (1907-1973) e promete transportar o público para o Rio de Janeiro do início do século XX.
A história acompanha a vida na casa de seu Pedro, onde há submissão ao chefe de família, é baseada nos velhos princípios da ordem, austeridade e respeito familiar. Enquanto Pedro esconde da família a crise financeira, a mulher Filoca, cuida com esmero dos filhos. Fernando, o mais velho, é um bancário sonhador e romântico. Margarida é a normalista que se apaixona por Eusébio, funcionário do pai. E os três mais novos, Catarina, Edgar e Doró, vivem aventuras num mundo de fantasia.
O conflito maior se dá quando Fernando desafia o pai austero e deixa o lar para casar com a jovem Suzana, que conhecera havia pouco tempo. Mas uma doença vem abalar todas essas relações. Além do casal protagonista, o elenco reúne nomes de peso como Alberto Pérez, Cláudio Cavalcanti, Aracy Cardoso, Ítalo Rossi, Tamara Taxman e Elisa Fernandes.
Gravada em cenários reais e históricos do Rio de Janeiro, a novela da Globo mostra a praça XV, confeitaria Colombo, Outeiro da Glória, o largo do Boticário e o bairro de Santa Teresa. Na cidade cenográfica de Guaratiba, no Rio de Janeiro, fachadas de prédios públicos e de firmas particulares foram reconstruídas.


