A Globo renovou os direitos de transmissão do Carnaval com a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) e com a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga SP). A emissora seguirá exibindo, de forma exclusiva e multiplataforma, os desfiles do Grupo Especial das duas capitais. No Rio, o contrato vai de 2026 a 2028; em São Paulo, o acordo é válido para 2026.
No Rio de Janeiro, a parceria garante a transmissão dos desfiles do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro de 2026, além do Desfile das Campeãs em 21 de fevereiro. “Acredito muito que a continuidade dessa relação seja fundamental para os dois lados. Não vejo a Globo como uma cliente, mas como uma parceira que praticamente coproduz o Carnaval conosco”, disse Gabriel David, presidente da Liesa.
Em São Paulo, o acordo com a Liga SP assegura a exibição dos desfiles das 14 escolas de samba paulistanas em 13 e 14 de fevereiro de 2026, no Sambódromo do Anhembi. “É uma honra renovar com a Globo e manter essa vitrine nacional para o Carnaval de São Paulo. Nossas escolas têm trabalhado com excelência, e essa visibilidade contribui diretamente para o fortalecimento do samba paulista”, comentou Renato Remondini, presidente da Liga SP.
A Globo acompanha durante todo o ano os preparativos para a festa, com reportagens nos telejornais e programas especiais sobre a escolha de enredos, sambas e trabalhos nos barracões. Em 2025, a cobertura impactou 81 milhões de pessoas em todas as plataformas, incluindo TV Globo, Multishow, Globoplay, Gshow e G1, além de alcançar 687 milhões de visualizações de vídeos nas redes sociais.
Segundo a Riotur, o Carnaval 2025 no Rio atraiu mais de 8 milhões de pessoas, incluindo 500 mil nos desfiles do Grupo Especial e da Série Ouro na Sapucaí. Em São Paulo, a prefeitura registrou 16 milhões de foliões, movimentação de R$ 3,4 bilhões e geração de 50 mil empregos, com 223 mil pessoas presentes no Sambódromo do Anhembi nos desfiles das escolas.


