A Samsung Ads, divisão de publicidade em Smart TVs da Samsung, divulgou um mapeamento que detalha os hábitos de consumo de conteúdo em TVs conectadas no Brasil e no México. Apesar do avanço expressivo do streaming, a pesquisa revela que o conteúdo linear tradicional, como futebol, novelas, jornalismo e música ao vivo, ainda mantém presença significativa no dia a dia dos consumidores.
O levantamento aponta que Brasil e México somam mais de 33,4 milhões de Smart TVs Samsung ativas, alcançando um público potencial de 129,6 milhões de pessoas. Juntas, essas telas registram 2,7 bilhões de horas de conteúdo consumidas por mês, distribuídas entre streaming, canais lineares e jogos.
No Brasil, são 23,1 milhões de aparelhos da Samsung ativos e mais de 2 bilhões de horas mensais de consumo. O streaming concentra 70% desse tempo, enquanto o conteúdo linear responde por 30% — mas ainda é assistido por 65% dos usuários ativos, que acompanham, em média, dez canais por mês. Entre os heavy users, a média mensal é de 168,65 horas de streaming, 104,91 horas de linear e 131 acessos a jogos.
No México, com 9,3 milhões de aparelhos ativos e 658 milhões de horas mensais consumidas, o streaming chega a 86% do tempo total, com mais da metade no formato AVOD (vídeo sob demanda com anúncios). Ainda assim, 54% do público mantém o hábito de assistir conteúdo linear. Os heavy users locais passam 194 horas mensais no streaming, 54 horas no linear e registram 105 acessos a jogos.
O futebol aparece como um fator de conexão entre os dois mercados, influenciando não apenas a audiência no linear, mas também a adesão a plataformas digitais e até o consumo de games. No Brasil, o Norte lidera no consumo de streaming (173,35 horas/mês), o Sudeste no linear (111,87 horas/mês) e em jogos (133,67 horas/mês). A pesquisa da Samsung foi realizada em julho de 2025, considerando uma média de quatro pessoas por aparelho, e inclui dados de consumo em TV aberta, TV paga, streaming, aplicativos e jogos.


