Desde que foi lançado, em junho deste ano, Mario Kart World viu a personagem Vaca se tornar popular entre os pilotos do jogo. Agora, o visual da personagem entrou no centro de uma polêmica internacional: a ONG PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) solicitou oficialmente que a Nintendo remova o anel de metal presente no nariz da personagem, apontando o item como insensível e ofensivo.
Em carta endereçada ao presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, o vice-presidente de marketing da organização, Joel Bartlett, criticou diretamente o acessório. “O anel de latão no nariz da Vaca ignora uma violência presente no mundo real. Deixe a Vaca correr livre e sem lembretes das indústrias que tratam animais como máquinas”, escreveu.
No site oficial da PETA, a ONG contextualizou o pedido, alegando que os anéis são utilizados por setores da indústria da carne e do leite para controlar e arrastar animais. “Sabemos que Mario Kart World é só um jogo e por isso mesmo o anel precisa ser removido”, declarou.
“Mario Kart deve ser um escapismo divertido, não um lembrete das ferramentas dolorosas usadas em vacas”, defendeu a entidade. A campanha também foi reforçada nas redes sociais da organização. Em uma publicação feita na conta oficial da PETA no X (antigo Twitter), a ONG apelou aos fãs da franquia para que se juntem ao movimento.


