Claudete Troiano revelou que recusou investidas de Pelé (1940-2022) durante o período em que atuava como repórter esportiva. Em entrevista ao podcast Papagaio Falante, apresentado por Sérgio Mallandro no YouTube, a jornalista disse que o Rei do Futebol tentou se aproximar algumas vezes, mas ela optou por manter uma relação profissional com o atleta.
“O Pelé não namorei porque eu não quis, ele era [conquistador], mas ele sempre respeitou. Ele deu umas tentadas. Não rolou nem [beijinho], nem nada. Eu sempre fui muito focada”, contou Claudete Troiano. A apresentadora ainda mencionou um breve namoro com o jogador Wilsinho, da Portuguesa, mas destacou que o envolvimento foi passageiro.
A jornalista também relembrou os desafios enfrentados por mulheres no jornalismo esportivo na década de 1970. Ela contou que sua presença nos estádios incomodava colegas de imprensa e descreveu um episódio marcante envolvendo Pelé e Fausto Silva, que também era repórter na época. A cena ocorreu durante um jogo do Santos.
Segundo Claudete Troiano, ela combinou uma entrevista com Pelé no intervalo da partida, o que era raro para o jogador. “O Faustão perguntou assim: ‘O que você está fazendo?’. Eu disse que ia entrevistar o Pelé. Ele riu e respondeu: ‘Ele não dá entrevista no intervalo’. Quando deu a hora, o Pelé veio direto em mim. Todo mundo fez perguntas, mas ele disse: ‘Damas primeiro, pode falar, Claudetinha’”, contou.
A comunicadora afirmou que a atitude do atleta causou alvoroço entre os colegas. “Não é que eles não gostavam de mim, mas eles ficavam um pouco incomodados com a presença de uma mulher ali, a presença da imprensa feminina”, explicou. Para ela, o episódio marcou sua trajetória ao mostrar a importância de insistir em seu espaço em um ambiente dominado por homens.


