APROVAÇÃO

Pesquisa da Globo mostra Maju Coutinho com popularidade maior que Poliana Abritta

Levantamento indica que Poliana Abritta é a âncora com menor reconhecimento entre jornalistas da emissora

Maju Coutinho de camisa verde e Poliana Abritta de vestido vermelho sorrindo juntas nos bastidores dos Estúdios Globo
Maju Coutinho e Poliana Abritta; pesquisa aponta diferença e popularidade entre apresentadoras do Fantástico (foto: Globo/Fábio Rocha)

Compartilhe:

Uma pesquisa encomendada pela Globo apontou uma diferença significativa de popularidade entre as apresentadoras do Fantástico. O levantamento mostra que Maju Coutinho tem quase unanimidade no reconhecimento do público, enquanto Poliana Abritta registra índices mais baixos entre os jornalistas da emissora. O resultado chamou atenção no mercado publicitário, que teve acesso ao estudo por meio do material comercial do programa.

De acordo com a coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo, o documento mostra que Maju Coutinho é reconhecida por 95% dos entrevistados. Já Poliana Abritta tem 81% de lembrança, diferença de 14 pontos percentuais entre as âncoras. A pequisa foi realizado pelo Instituto Offerwise, que ouviu 500 pessoas. O levantamento tem margem de erro de três pontos percentuais.

Segundo a Globo, Maju Coutinho é associada a temas como negritudes, saúde e direitos das mulheres. Já Poliana Abritta é identificada com causas ligadas à educação, preservação ambiental e também ao feminismo. Apesar disso, o índice registrado por Poliana ficou abaixo do padrão dos apresentadores da emissora, que costumam ultrapassar a marca de 90% em estudos de reconhecimento.

Para efeito de comparação, César Tralli, titular do Jornal Hoje, aparece com 93% de lembrança entre os entrevistados. Ana Paula Araújo, do Bom Dia Brasil, registra 90%. Os dados colocam Poliana Abritta como a âncora com menor índice de popularidade entre todos os jornalistas que ocupam postos fixos nos principais telejornais da Globo.

O levantamento chega em um momento complicado para o Fantástico. Desde 2021, a revista eletrônica tem registrado queda na audiência ano após ano. Em 2024, a média foi de 17 pontos no Ibope da Grande São Paulo. Já em 2025, até agora, o programa acumula 16 pontos no principal mercado de televisão do Brasil. A emissora diz que não há mudanças previstas no programa.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.