João Camargo não é mais presidente do conselho da CNN Brasil. A saída do executivo foi anunciada em um comunicado interno enviado aos funcionários do canal de notícias no final da manhã desta sexta-feira (22), sinalizando que ele deixará o cargo já a partir da próxima segunda-feira, dia 25 de agosto. De acordo com o memorando, a empresa optou por buscar um substituto fora de seu atual quadro de colaboradores, através de um recrutamento que será conduzido por Nicola Calicchio (conselheiro da companhia) e Rubens Menin (fundador, ao lado de Douglas Tavolaro).
O TV Pop apurou que a saída de João Camargo não acontece de forma amigável. Fontes próximas ao comando da CNN Brasil apontam que ele e Menin protagonizaram uma briga acalorada nos últimos dias, que foi motivada por um desentendimento político — um importante político abordou o fundador do canal de notícias e, de maneira jocosa, questionou “como estava indo a empresa do João Camargo”. Menin, então, decidiu retomar o controle da empresa. Para ele, era inaceitável que a imagem de Camargo e do canal de notícias estivessem tão intrinsecamente relacionadas.
O estopim foi o anúncio interno, sem o consentimento prévio do restante da cúpula do conglomerado, de que a Rádio Transamérica seria transformada em CNN Transamérica a partir do começo de outubro. A família Menin não teve nenhuma participação na compra da rádio, e houve o entendimento de que a movimentação era parte de um movimento de João Camargo para se perpetuar no comando do canal de notícias — ele tinha uma pequena porcentagem acionária na empresa, mas não o necessário para tomar sozinho decisões deste porte.
A reportagem do TV Pop apurou que, enquanto não há uma definição sobre o próximo presidente do conselho, a CNN Brasil será comandada por um comitê de executivos que já faziam parte da estrutura da empresa. São eles: Virgílio Abranches, Fernanda Tomasoni, Mariana Garbin, Márcio Busato, Alexandra Mendonça e Cris Moreira. A seguir, confira a íntegra do memorando enviado aos funcionários da CNN Brasil sobre a saída de João Camargo:
Time CNN Brasil,
Anunciamos que, após quase três anos à frente do Conselho Executivo da emissora, o chairman João Camargo deixa o cargo nesta segunda (25/08), a seu pedido, para se dedicar integralmente a seus outros projetos empresariais. O processo de substituição já está em andamento, conduzido pelo conselheiro Nicola Calicchio, ex-CEO da McKinsey na América Latina, em conjunto com o fundador da CNN Brasil, Rubens Menin.
Nos últimos anos, a CNN Brasil se tornou o maior canal de notícias com distribuição multiplataforma do país, ampliando sua presença em TV, portal, redes sociais e streaming, com alcance médio de mais de 80 milhões de pessoas por mês. No ano passado, atingiu superávit financeiro pela primeira vez desde a sua fundação, há cinco anos.
No final de 2024, a marca expandiu seu alcance com a chegada do CNN Money, hoje referência na cobertura financeira e de negócios, com audiência mensal de 13 milhões de pessoas. O CNN Talks consolidou-se como um dos fóruns mais relevantes de debates sobre os grandes temas nacionais, reunindo, desde 2023, mais de 2,5 mil convidados e 100 painelistas. E o portal de notícias tornou-se o terceiro mais acessado do país.
“Tenho muita confiança no futuro desse projeto, que seguirá com a próxima liderança do Conselho Executivo. Agradeço ao João Camargo por toda a contribuição na evolução da CNN”, diz Rubens Menin, fundador e controlador da CNN Brasil. “Nossa programação e jornalismo de forte credibilidade seguem inabaláveis, liderados pelo vice-presidente Virgílio Abranches, que nos acompanha desde o lançamento da CNN no Brasil”, completou.
Todas as demais lideranças e equipes seguem sem alterações.
Minutos depois de ter sua saída oficializada pela CNN Brasil, João Camargo também enviou um comunicado aos funcionários do canal de notícias. Em seu texto de despedida, que reutiliza partes do memorando interno da empresa, o agora ex-presidente do conselho admite que se dedicará ao crescimento da Rádio Transamérica, que ganhará uma nova roupagem nos próximos meses. Ele diz levar consigo “a honra de ter feito parte da história” da empresa. Leia a íntegra da carta do executivo:
A CNN Brasil anuncia que, após um exitoso período à frente do Conselho Executivo da emissora, o chairman João Camargo está deixando o cargo, a seu pedido, para se dedicar integralmente a seus outros projetos empresariais.
Em quase três anos de gestão, João Camargo ajudou a consolidar a CNN Brasil como o maior canal de notícias com distribuição multiplataforma do país, com alcance médio de mais de 80 milhões de pessoas por mês. Desde que assumiu, em outubro de 2022, promoveu um “turnaround” na condução da empresa, que atingiu em 2024 um quadro financeiro superavitário pela primeira vez desde a sua fundação, há cinco anos.
Com uma visão voltada à distribuição de conteúdo em múltiplos formatos, a CNN Brasil, sob a liderança de Camargo, ampliou sua presença em TV, portal, redes sociais e plataformas de streaming. O portal de notícias tornou-se o terceiro mais acessado do país. No final de 2024, a marca expandiu seu alcance com a chegada do CNN Money, hoje referência na cobertura de negócios e mercado financeiro, com audiência mensal de 13 milhões de pessoas em diversas plataformas. O CNN Talks consolidou-se como um dos fóruns mais relevantes de debates sobre os grandes temas nacionais, reunindo, desde 2023, mais de 2,5 mil convidados e 100 painelistas.
“João Camargo desenvolveu um trabalho extraordinário, em um setor difícil e desafiador como o da comunicação, foi uma honra ter o João ao lado, alguém que acreditou no negócio e batalhou muito pela sua consolidação”, afirma Rubens Menin, fundador e controlador da CNN Brasil.
“Tenho muito orgulho de ter participado do projeto da CNN Brasil e de ter deixado minha contribuição para fortalecer um jornalismo independente e de qualidade. Agradeço profundamente a confiança e a parceria do Rubens Menin, que acreditou em mim e me deu total liberdade para conduzir este desafio. Levo comigo a honra de ter feito parte dessa história”, ressalta João Camargo.
Camargo também fez questão de reconhecer o trabalho da equipe da CNN Brasil:
“Nada disso seria possível sem o empenho de um time extraordinário. Tivemos um jornalismo de primeira linha, de padrão internacional, e uma equipe comercial, de marketing, técnica e administrativa absolutamente comprometida. A todos, minha gratidão pelo apoio, pela confiança e pela dedicação diária.”
Agora, o empresário passa a se dedicar exclusivamente ao crescimento do ecossistema da Esfera Brasil, que reúne o Instituto Esfera, a Casa Parlamento e a Agência Infra. Camargo destaca que o Instituto Esfera terá papel central nessa nova fase, ampliando seu alcance e influência.
Além disso, sua família também atua no setor de comunicação por meio de importantes emissoras de rádio, com destaque para a Rádio Transamérica, presente em seis capitais e que terá, ainda em 2025, um relançamento robusto e inovador. O grupo também está presente nos segmentos de logística e incorporação imobiliária.


