Serginho Groisman foi o homenageado da vez no Sala do Artista, quadro exibido no Programa Silvio Santos na noite de domingo (24). Ao lado de Patricia Abravanel, o apresentador do Altas Horas relembrou sua ida para o SBT no início dos anos 1990, após uma conversa inusitada com Silvio Santos (1930–2024), que decidiu contratá-lo por sugestão de uma das filhas.
Na época, Serginho Groisman apresentava o Matéria Prima, na TV Cultura, e foi para a reunião com Silvio Santos decidido a recusar qualquer proposta. “Imagina, eu não conseguia prestar atenção no que ele falava”, contou, em tom bem-humorado. Ao ser questionado pelo empresário, respondeu: “Desculpa, Silvio, eu não estou conseguindo prestar atenção”, relembrou. O empresário perguntou o motivo e o atual apresentador da Globo foi sincero. “No teu cabelo”, disse.
Silvio, então, o surpreendeu com uma resposta direta. “Vem aqui, puxa meu cabelo”, contou Serginho. “Aí ele começou a conversar: ‘Quero que você venha’. E eu disse: ‘Silvio, só vim por um motivo: ver você’”, detalhou. O dono do SBT explicou que desejava contratá-lo por influência de uma das filhas, que acompanhava o Matéria Prima e era fã do apresentador.
Com receio de perder a liberdade criativa, Serginho Groisman levantou a preocupação durante a conversa. Silvio Santos sugeriu que ele perguntasse aos outros contratados como era trabalhar no SBT. “Desce lá na Vila Guilherme, dá uma olhada na Hebe, pergunta pro Jô Soares, pergunta pro pessoal do jornalismo se eu dou ou não liberdade”, contou. O artista seguiu o conselho e saiu convencido.
“Desci. Patrícia, o que eu vi! O Sérgio Mallandro, a Vovó Mafalda, o Homem do Sapato Branco, o Gugu… Aí eu falei: ‘É aqui que eu vou ficar. Essa é a TV brasileira!’”, relembrou. O resultado da reunião foi o nascimento do Programa Livre, que estreou em 1991 e permaneceu no ar até 1999, quando Serginho Groisman deixou o SBT para assumir projetos na Globo.


