EXCLUSIVO!

RedeTV! perde direitos de transmissão da NFL e sofre terceiro revés em menos de 1 mês

Chance de um novo acordo é remota; emissora já deixou de atualizar páginas destinadas ao futebol americano e tirou programas do ar na surdina

Foto da equipe de transmissão da NFL na RedeTV!
RedeTV! perdeu os direitos de transmissão da NFL (foto: Divulgação/RedeTV!)

Compartilhe:

A RedeTV! acaba de sofrer seu terceiro desfalque relevante em apenas um mês: depois da prisão de Sidney Oliveira e da perda dos direitos de transmissão da Bundesliga, a emissora foi alertada de que não terá mais partidas da NFL em sua programação. O contrato do canal com a maior liga de futebol americano do mundo acabou no final da temporada encerrada em fevereiro e, mesmo com os esforços da rede, a reportagem do TV Pop apurou que não houve um denominador comum para o prolongamento do contrato, firmado originalmente em 2022.

Mesmo com audiência residual, os jogos de futebol americano representavam uma parcela significativa do faturamento da RedeTV!. Com forte penetração nas classes AB, a NFL trouxe para a rede um público qualificado, que até então ignorava a existência da programação da emissora. Os intervalos comerciais das partidas e do programa semanal NFL Show, até então transmitido nas noites de terça-feira, contavam com anúncios de marcas premium, como JHSF (empresa mantenedora do Shopping Cidade Jardim, um dos mais luxuosos do país), Itaú e Apple.

A oficialização da parceria da NFL com a Globo, no início da tarde de terça-feira (26), foi um imenso banho de água fria para os executivos da emissora, que até então ainda acreditavam na chance de um novo acordo com a liga. Mesmo sem exibir jogos ao vivo em sinal aberto, o maior conglomerado de mídia do país assegurou mais exposição para as partidas, com cobertura jornalística e em transmissões no SporTV e nas plataformas digitais. Ainda há a possibilidade de que a rede transmita compactos de jogos nas madrugadas de domingo para segunda, na atual faixa do Cinemaço.

Poucos na RedeTV! acreditavam que ela acabaria ficando sem nenhum pacote de jogos. Tanto que, mesmo sem contrato vigente, a emissora seguiu apostando no futebol americano, através de um podcast semanal sobre a modalidade — que, sem aviso prévio, não contou com uma nova edição na segunda (25), mesmo com os apresentadores tendo se despedido com “até semana que vem” no episódio liberado em 18 de agosto. O NFL Show, que cobria os bastidores dos jogos, já não foi ao ar na terça-feira, sendo substituído por uma reapresentação do Operação de Risco.

Nas redes sociais, o canal também tinha páginas dedicadas ao futebol americano, que deixaram de ser atualizadas há 3 dias, mesmo com notícias relevantes envolvendo o universo da NFL, como o noivado de Taylor Swift com Travis Kelce, um dos maiores jogadores da liga na atualidade. A última publicação do perfil NFL na RedeTV! no Instagram, por sinal, falava justamente do casal. Até o momento da publicação deste texto, continuavam fixadas publicações com tom publicitário, anunciando que “a história continua” e oficializando a data do próximo jogo a ser disputado no Brasil.

A história da modalidade, de fato, continua. Mas dificilmente na RedeTV!. Um núcleo da emissora continua tendo esperanças de que haverá um acordo nos 45 do segundo tempo, já que a rede foi a única que deu espaço para a NFL quando a modalidade ainda não era tão popular no país. A possibilidade, no entanto, é cada vez mais remota. Procurada pela reportagem, a emissora se limitou a dizer que “não comenta contratos ou negociações em curso”.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.