A Globo estreou nesta segunda-feira (1) a reprise de Terra Nostra, sucesso de audiência exibido originalmente entre 1999 e 2000. O ator Thiago Lacerda, que interpretou Matteo, celebrou a volta da trama escrita por Benedito Ruy Barbosa e afirmou ter muito orgulho do trabalho que marcou o início de sua trajetória como protagonista.
“Tenho muito orgulho dessa novela. Será especial me rever depois de tanto tempo e revisitar as memórias dessa fase da minha carreira”, disse o ator. Ele relembrou que a trama foi uma grande responsabilidade por se tratar de sua estreia como protagonista em horário nobre.
Para viver Matteo, Thiago Lacerda contou que mergulhou na cultura italiana em São Paulo, estudando o idioma e convivendo com descendentes. “Esse processo foi uma das coisas mais enriquecedoras que carrego até hoje”, afirmou o comunicador em conversa com a Folha de S.Paulo. Entre as lembranças marcantes, o artista destacou as gravações realizadas no sul da Inglaterra, a bordo de um navio, em cenas que abriram o primeiro capítulo. “Foi um privilégio e deu um tom marcante à obra”, completou.
Terra Nostra conta a história de Matteo e Giuliana (Ana Paula Arósio), imigrantes italianos que chegam ao Brasil no início do século 20 em busca de melhores condições de vida. O último capítulo foi exibido em 2000, e a trama agora retorna na faixa vespertina, substituindo História de Amor (1995).
A produção da novela teve grandes investimentos. Segundo informações da época, os primeiros capítulos mostraram os imigrantes a bordo de um navio rumo ao Brasil, a produção deles custou R$1,2 milhões. O primeiro mês de gravações consumiu 4 milhões de reais e imagens verdadeiras foram inseridas em sequências de imagens gravadas, dando maior veracidade à trama. As cenas da travessia e do desembarque de imigrantes usaram mais de trezentos figurantes.


