A Globo disponibilizou, no Globoplay, as cinco primeiras temporadas de CSI: Investigação Criminal. Lançada em 2000, a série acompanha cientistas forenses do Laboratório de Criminalística da polícia de Las Vegas, responsáveis por desvendar crimes em circunstâncias misteriosas e aparentemente impossíveis de solucionar.
Inicialmente, o grupo era liderado pelo Capitão James Brass (Paul Guilfoyle). Já nos primeiros episódios da primeira temporada, o xerife decide substituir o Capitão Brass pelo entomologista Gilbert Grissom (William Petersen), que já integrava a equipe. Brass é reintegrado à Divisão de Homicídios e passa a acompanhar as investigações realizadas pelos CSIs. O grupo ainda é composto pela biomédica Catherine Willows (Marg Helgenberger) (ex-dançarina e filha de um mafioso dono de casinos), pelo analista Nicholas Stokes (George Eads), pelos químicos Warrick Brown (Gary Dourdan) (ex-viciado em jogo) e Gregory Sanders (Eric Szmanda) (então técnico de laboratório).
Em seguida, a física Sara Sidle (Jorja Fox) e o legista Albert Robbins (Robert David Hall) se juntam ao time de peritos, ainda na primeira temporada. Ao longo da série, é mostrado o cotidiano dos investigadores, resolvendo casos difíceis e surpreendentes, vendo histórias de diversos tipos e, ao mesmo tempo, cuidando de suas vidas pessoais.
Criada por Anthony E. Zuiker, a produção ajudou a consolidar o gênero de séries policiais com casos independentes em cada episódio. Ao longo de 15 temporadas, CSI se tornou um fenômeno global e deu origem a franquias de destaque, como CSI: Miami, CSI: NY e CSI: Vegas.


