REPRESENTATIVIDADE

Shonda Rhimes conta como evitou que Grey’s Anatomy tivesse elenco só de brancos

Criadora da série contou em documentário da HBO que precisou cobrar mudanças no processo de seleção de atores

Grey's Anatomy
Shonda Rhimes fala sobre diversidade em Grey’s Anatomy (foto: Reprodução/Internet)

Compartilhe:

Shonda Rhimes revelou os bastidores da escalação de Grey’s Anatomy em entrevista ao documentário da HBO Seen & Heard: The History of Black Television. A criadora da série médica contou que precisou intervir no processo de seleção para evitar que o elenco fosse formado majoritariamente por atores brancos, algo que chegou a ser cogitado pela equipe do canal durante a produção inicial da atração.

“Eu fiz algo que, eu acho, as pessoas não fazem. Eu não coloquei a raça de ninguém no roteiro”, explicou Shonda Rhimes. A ausência dessa definição levou a equipe de seleção a enviar apenas atores brancos para os testes. “Eles continuavam nos enviando atores que pareciam todos iguais, que eram brancos”, disse a roteirista, lembrando que chegou a cobrar o canal: “Não vou ter uma série só de brancos”.

Após a reclamação, o estúdio entrou em contato com as agências de elenco solicitando maior diversidade para Grey’s Anatomy. “Uma enxurrada de atores começou a chegar”, relatou. “Foi realmente maravilhoso. Pudemos ver todos esses atores que nunca tinham sido considerados para papéis além de papéis bem pequenos”, sinalizou. A medida abriu espaço para que nomes como Sandra Oh, Chandra Wilson e James Pickens Jr. integrassem o elenco principal da produção.

A criadora destacou que sua decisão foi também motivada por razões pessoais. “Eu simplesmente sabia que não ia fazer um programa que me envergonharia de apresentar na TV. Eu não ia virar para os meus pais e dizer: ‘É, tem um elenco totalmente branco, mas é assim que a TV é feita’. Como eu poderia dizer isso ao meu pai?”, afirmou.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.