A Band iniciou uma movimentação nos bastidores para reverter a baixa audiência do horário nobre. A emissora abriu consultas a produtoras e empresas que detêm formatos de game shows. A intenção é colocar no ar, em 2026, um programa que consiga levantar os números da grade noturna, que enfrenta dificuldades para atingir marcas competitivas na TV aberta.
Segundo informações da coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo, o processo de busca por um formato começou no mês passado. Otaviano Costa chegou a ser sondado para comandar a atração, mas sua relação com a emissora ficou abalada após a saída do Melhor da Noite. A possibilidade de participação dele em um novo projeto ainda poderá ser discutida em outra ocasião, dependendo do andamento das negociações.
Outro nome que surgiu nas conversas é o de André Vasco, que comandou o Sabe ou Não Sabe? na Band em 2014. O apresentador, que realizou trabalhos pontuais para a emissora nas últimas semanas, demonstrou interesse em retornar à grade com um projeto de perguntas e respostas. Internamente, seu nome é visto como uma alternativa viável para comandar esse formato.
Entre as opções analisadas, existe a possibilidade de resgatar formatos já testados em outros canais. Um exemplo é o Acerte ou Caia!, que foi apresentado por Tom Cavalcante na Record. A mecânica já ganhou outras duas versões, o Roleta Russa, exibido pela mesma Record entre 2002 e 2003, e o Quem Fica em Pé?, produzido pela própria Band entre 2012 e 2013, que teve desempenho razoável no ibope.
Nos bastidores, há consenso de que o horário nobre da Band enfrenta sérias dificuldades. A linha de shows, exibida logo após o espaço comprado pelo pastor R.R. Soares, não consegue se firmar no ibope. O horário religioso, que ocupa uma hora diária no período noturno, é apontado por executivos como um entrave para a retomada da faixa a partir das 22h30. No entanto, o dinheiro da igreja é necessário para a emissora.
Programas tradicionais, como o MasterChef, ainda conseguem médias superiores a 1 ponto na Grande São Paulo. No entanto, atrações como Galvão e Amigos e o Melhor da Noite têm encontrado barreiras para alcançar esse índice. Por isso, existe a avaliação de que um novo game show pode se tornar a aposta ideal para tentar recuperar público em algum dia da semana.


