A Justiça de São Paulo determinou a penhora de todo o cachê e de eventuais prêmios que Fabiano Moraes, pai da influenciadora Viih Tube, receba no reality show A Fazenda 17. O objetivo é quitar uma dívida de mais de R$ 28 mil que se arrasta há anos. A Record já foi notificada da decisão.
A informação foi revelada pelo site Notícias da TV. O processo teve uma reviravolta irônica: a dívida que o empresário precisa pagar hoje nasceu de uma ação que ele mesmo moveu contra um desafeto em 2014. Na época, ele alegou ter sido agredido, mas a Justiça concluiu que Moraes foi o responsável por iniciar o conflito.
De acordo com o processo, a briga teria sido motivada por ciúmes de uma ex-namorada. Testemunhas afirmaram que Fabiano Moraes partiu para cima do outro homem e chegou a quebrar uma garrafa contra ele. Por falta de provas da agressão que alegou ter sofrido, a ação foi julgada improcedente em 2019.
Fabiano Moraes foi condenado e não pagou
Com a derrota, o pai de Viih Tube foi condenado a pagar as custas processuais e os honorários do advogado da outra parte. Em 2023, Fabiano Moraes chegou a reconhecer a dívida e a propor um acordo para parcelar o pagamento, mas não cumpriu o combinado após dar uma entrada, o que fez o valor aumentar com multas e juros.
A entrada do empresário no reality da Record foi vista pelo credor como uma oportunidade para receber o valor. O advogado da causa argumentou que o cachê de R$ 80 mil, divulgado pela imprensa, seria mais que suficiente para saldar o débito, levando ao pedido de penhora que foi acatado pela Justiça.


