NOVO CAPÍTULO

Fernando Collor transfere TV Gazeta para a mulher e pede volta da Globo ao STF

Após sair da sociedade para não perder a concessão, ex-presidente tenta reverter no Supremo, com o ministro Edson Fachin, a decisão de Luís Roberto Barroso

Fernando Collor com terno escuro e gravata azul durante cerimônia no Palácio do Planalto em 2020
Fernando Collor durante cerimônia no Palácio do Planalto em 2020; ex-presidente pede volta da Globo ao STF (foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Compartilhe:

Em uma manobra para tentar reverter a perda do sinal da Globo, o ex-presidente Fernando Collor transferiu suas cotas na TV Gazeta de Alagoas para sua mulher, Caroline Serejo. Com a mudança, a emissora protocolou um pedido ao novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, para anular a decisão que permitiu à emissora líder encerrar a afiliação de 50 anos.

A informação foi publicada pelo jornalista Carlos Madeiro, do UOL. A saída de Fernando Collor da sociedade atende a uma determinação do Ministério das Comunicações, que havia dado 90 dias para a regularização da empresa. Nesse sentido, a lei impede que condenados em última instância, como o ex-presidente, sejam sócios de radiodifusores, sob pena de perda da concessão.

Além da transferência de cotas para a empresária, a emissora promoveu outras mudanças em sua estrutura. O filho de Fernando Collor, Fernando James, assumiu a direção executiva, e o nome do irmão do ex-presidente, Pedro Collor, morto em 1994, foi finalmente retirado da sociedade, uma demanda antiga de seus herdeiros.

TV Gazeta alega “abuso de direito” da Globo

No novo recurso enviado ao STF, a defesa da TV Gazeta argumenta que a alteração no quadro societário demonstra “boa-fé” e cumpre as exigências legais. A emissora agora contesta a decisão do ex-presidente do STF, Luís Roberto Barroso, alegando que a Globo cometeu “abuso de direito” ao se recusar a renovar o contrato de afiliação.

A petição reforça que a parceria com a Globo representa 100% do faturamento da TV Gazeta e que o fim do contrato ameaça a sobrevivência da empresa, que está em recuperação judicial desde 2019. Além disso, a defesa alega que a medida coloca em risco centenas de empregos e a função social da emissora na região.

Emissora de Collor pode assinar com a Band

Apesar da batalha judicial para reatar com a antiga parceira, a TV Gazeta já tem um acordo encaminhado para se tornar a afiliada da Band em Alagoas. Por sua vez, a Globo segue transmitindo sua programação no estado através da TV Asa Branca, sua nova parceira na região desde o fim de setembro. Na segunda-feira (6), a emissora estreou o AB2, seu primeiro telejornal local.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.