A Conmebol deu início oficialmente à guerra pelos direitos de transmissão da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana para o quadriênio 2027-2030. As principais empresas de comunicação do Brasil, desde emissoras de TV aberta até gigantes do streaming, foram convidadas a apresentar propostas para exibir os torneios de clubes mais importantes do continente.
A informação foi divulgada pela coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo. O processo está sendo organizado pela agência FC Diez Media, com supervisão da consultoria Ernst & Young. Entre as empresas convidadas estão Globo, Record, SBT, Band, Disney (ESPN), Paramount, Amazon, Cazé TV e Netflix.
Ao todo, serão oferecidos sete pacotes diferentes, que cobrem os 314 jogos por temporada das competições, incluindo também a Recopa Sul-Americana. Segundo a Conmebol, as opções abrangem plataformas abertas, plataformas pagas e um modelo multiplataforma, buscando atender a todos os formatos de consumo de mídia atuais.
O que está em jogo na disputa pela Libertadores?
Para a Libertadores e a Copa Sul-Americana, a Conmebol oferece um modelo similar: um pacote destinado à TV aberta e outras plataformas de acesso gratuito, e mais dois pacotes voltados para canais e streamings pagos. Há ainda um sétimo pacote, que engloba os dois torneios, focado em clipes e melhores momentos com exibição quase ao vivo.
As empresas interessadas têm até o dia 10 de novembro para apresentar suas ofertas na primeira rodada de negociações. A expectativa da Conmebol é que os vencedores da licitação sejam confirmados e anunciados ainda no final do próximo mês. A definição da prioridade na escolha dos jogos, no entanto, ocorrerá posteriormente.
Atualmente, os direitos da Libertadores em TV aberta pertencem à Globo, que também exibe jogos na GE TV. Na TV por assinatura, as partidas são divididas entre ESPN e Paramount. Já a Copa Sul-Americana tem o SBT como janela na TV aberta, além da mesma dupla de canais pagos da Libertadores.


