A chef Renata Vanzetto, jurada do reality Chef de Alto Nível, usou as redes sociais para se justificar sobre a declaração que fez sobre o MasterChef em evento da Globo. Durante o Upfront 2026, na segunda-feira (13), ela comparou a audiência de seu programa com a do talent show da Band, o que gerou uma onda de críticas de colegas e do público.
Em seu perfil no Instagram, a cozinheira explicou que a fala fazia parte de um texto preparado previamente pela Globo e que não refletia sua opinião pessoal. “Segui um roteiro que mencionava dados comparativos com o programa concorrente de grade, e foi assim que falamos do MasterChef”, disse Renata Vanzetto na publicação.
Visivelmente abalada com a repercussão, a chef lamentou o mal-entendido e reforçou seu respeito pelos profissionais da emissora concorrente. “Somos todos colegas de profissão e tenho o máximo respeito por todos. Tenho amigos ali, entre jurados e participantes”, declarou. “Se tem uma coisa que não faço, é desdenhar de nada nem de ninguém. Não sou essa pessoa. Fica aqui o meu pedido de desculpas e o compromisso de um olhar mais cuidadoso daqui para frente.”
Ela ainda fez questão de reconhecer a importância do programa da Band para a cultura gastronômica no país. “Sou muito grata ao MasterChef, que ajudou a despertar no público esse amor pela cozinha e pelo ofício que tanto prezo”, completou a jurada do programa apresentado por Ana Maria Braga.
A polêmica no Upfront e a nota da Globo
Durante a apresentação no evento voltado para o mercado publicitário, Renata Vanzetto afirmou: “Para vocês terem noção da proporção, um episódio nosso deu mais audiência do que todas as temporadas do MasterChef juntas”. A declaração foi uma das várias provocações a concorrentes, que também miraram a novela Beleza Fatal, da HBO Max, e a Fórmula 1 na Band.
A repercussão negativa, inclusive internamente, levou a Globo a se manifestar. Em nota oficial divulgada na noite de terça-feira (14), a emissora afirmou que fazer comparações não significa desmerecer o trabalho de outros profissionais. “Em um mercado saudável, há consideração pelo trabalho realizado pela concorrência, que valoriza a excelência coletiva e impulsiona toda a indústria”, dizia trecho do comunicado.


