PRÓXIMA PÁGINA

Juan Jullian estreia como autor titular da Globo com a substituta de Coração Acelerado

Roteirista de 30 anos assume a faixa das sete em agosto; trama será um 'conto de fadas contemporâneo' sobre escritora

Juan Jullian, de óculos, camiseta branca e blazer azul, sorri usando um crachá de evento em frente a um painel escuro com luzes neon
Juan Jullian vai escrever substituta de Coração Acelerado no horário das sete da Globo (foto: Reprodução)

Compartilhe:

A Globo vai apostar em um novo nome para escrever uma novela da faixa das sete. Juan Jullian será o autor titular de Próxima Página, folhetim que deve substituir Coração Acelerado, com estreia prevista para agosto de 2026. Aos 30 anos, o roteirista escreveu livros e filmes, mas até o momento foi apenas coautor em tramas, como em Dona de Mim, de Rosane Svartman.

Em entrevista à coluna Play, do jornal O Globo, o autor comemorou a oportunidade. “Eu venho da Taquara [zona sudoeste do Rio de Janeiro]. Minha mãe era motorista de kombi e fazia uma linha que passava pelo Projac [Estúdios Globo]. Ela pegava a galera que saía ali do expediente na Globo. Para mim, parecia muito distante escrever uma novela”, afirmou ele.

Jullian destacou ainda a relação afetiva com o horário. “Eu cresci assistindo com meus avós. A faixa preferida do meu avô, que morreu no final de 2023, era a das sete. Então, é mágico ocupar este lugar. Realização de um sonho e concretização de um trabalho”, celebrou.

Conheça a história de Próxima Página

Juan Jullian apresentou a história após participar da oficina Cria Globo, que visa revelar novos talentos. A sinopse foi desenvolvida com a mentoria de Ricardo Linhares, com quem ele também escreveu o quadro de encontro das vilãs na comemoração dos 60 anos da Globo. O projeto foi aprovado e colocado na fila das produções.

“A novela é sobre a jornada da Íris, de 25 anos, filha da faxineira de uma biblioteca no interior de São Paulo. Cresceu entre livros e quer ser escritora”, adiantou. “Parece algo distante, pois ela tem que lutar para pagar as contas da casa e concluir a faculdade. Até que uma editora fará um reality literário para descobrir o escritor de um novo best-seller”, completou.

O autor define a trama como “um conto de fadas contemporâneo com uma princesa pop melodramática do Brasil”. Em São Paulo, Íris conhecerá Cássio, um escritor em bloqueio criativo desde a morte da mulher, e também reencontrará João, seu amor de infância. A direção artística será de André Câmara.

Juan Jullian fala sobre representatividade

O novo autor titular da Globo também falou sobre a importância da representatividade. “As coisas estão mudando não só na frente da câmera, mas atrás dela. Eu admirava as pessoas da televisão, mas não me via nelas. É simbólico assistir a esta transformação. André é muito parceiro, e vai ser especial contar esta história com ele”, comentou.

A relação de Jullian com a emissora começou em 2021, quando foi convidado para o time de roteiristas. O convite surgiu após ele se destacar no Laboratório de Narrativas Negras e Indígenas para o Audiovisual (Lanani), em parceria com a Flup (Festa Literária das Periferias).

Além da novela, Jullian é um dos autores de Reencarne, série de suspense sobrenatural que estreia nesta quinta (23) no Globoplay. Ele também assina o roteiro do filme Roubo do Cão, que chega ao Telecine Premium em 1º de novembro. “Roubo do Cão vem muito de Esqueceram de Mim [1990]. Fiquei imaginando: ‘E se fosse uma menina preta? E se fosse no subúrbio?'”, contou.

Sobre a estreia como autor principal, ele projeta o futuro. “Meu sonho agora é a manutenção do sonho. Quero conseguir dar conta desta missão que é escrever novela. Estou animado para passar por esta jornada, chegar a 2027 e falar: ‘A gente conseguiu. Botou no ar uma novela de que a gente se orgulha, debatendo temas importantes e urgentes. E tudo isso sendo divertido'”, apostou o escritor.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.