O Grupo Globo perdeu um de seus nomes mais emblemáticos no jornalismo esportivo. Sidney Garambone, que atuava como editor de Qualidade e Projetos Especiais do Esporte, deixou a emissora nesta semana, encerrando uma trajetória de 25 anos. O desligamento foi confirmado por ele na manhã desta terça-feira (4).
Sidney Garambone chegou à Globo no ano 2000 e logo se destacou por promover mudanças significativas na forma de se fazer televisão esportiva. Como chefe de reportagem da editoria de Esportes, foi o principal responsável por implementar uma linguagem mais leve e descontraída no Globo Esporte, rompendo com o padrão formal que era a marca da cobertura esportiva da época.
Entre 2000 e 2010, o executivo comandou o Esporte Espetacular, um dos principais programas da casa. Também teve papel de destaque no SporTV, onde foi o responsável pelo Bem, Amigos!, talk show esportivo apresentado por Galvão Bueno entre 2003 e 2022. A parceria entre os dois rendeu ainda o quadro especial Na estrada com Galvão, exibido dentro do Esporte Espetacular, e o documentário Galvão: Olha o que ele fez, lançado em 2023, que revisita a trajetória de um dos maiores narradores do país.
Além dos bastidores, Sidney também era um rosto conhecido do público: participou do extinto Arena SporTV e, até recentemente, fazia parte do time de comentaristas do Redação SporTV, apresentado por Marcelo Barreto. O diretor integrou as equipes de cobertura das principais competições esportivas nas últimas duas décadas e meia, incluindo Copas do Mundo, Jogos Olímpicos, além de torneios como Pan-Americanos e campeonatos continentais.
Antes de sua longa passagem pela Globo, atuou como editor da revista IstoÉ e do jornal O Dia, além de ter sido repórter dos jornais O Globo, Jornal do Brasil e Tribuna da Imprensa. Em sua despedida, Sidney Garambone limitou-se a dizer: “Terminou um ciclo vitorioso”, afirmou.


