Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
RINHA DE EMISSORAS

SBT aposta no final de A Fazenda para recuperar vice-liderança noturna

Ratinho nos estúdios do Wall Duet Brasil, do SBT
Ratinho é aposta do SBT para a retomada da vice-liderança (foto: Reprodução/SBT)

O SBT enxerga que o final de A Fazenda 13 poderá marcar a volta da emissora para a vice-liderança de audiência no horário nobre, espaço que concentra a maior parte dos investimentos feitos pelo mercado publicitário. Os executivos do canal acreditam que a Record uma grande fatia de público com a troca da competição rural por filmes e especiais temáticos, e que há uma tendência para que os telespectadores voltem a acompanhar a programação da rede, da mesma forma que aconteceu nos primeiros meses deste ano, antes do início do Power Couple Brasil.

Para a cúpula da emissora de Silvio Santos, a Record chega ao final de 2021 enfraquecida. Sem uma produção de dramaturgia forte, a emissora tem se mantido na segunda colocação apenas por conta do formato de Adriane Galisteu, que chega a marcar o dobro de audiência do Programa do Ratinho e das atrações da linha de shows do SBT, como A Praça é Nossa e o Arena. Nos demais espaços da faixa nobre, os dois canais estão próximos: o Cidade Alerta e as novelas mexicanas se alternam na vice-liderança, enquanto a série A Bíblia segue perdendo público gradativamente.

Além de A Fazenda, os melhores índices da emissora da Barra Funda no horário nobre são obtidos com o Jornal da Record. O telejornal já tem mais público do que o folhetim bíblico e consegue uma boa vantagem em relação ao SBT Brasil, mas também tem sido vítima da desorganização da dramaturgia. Sem um produto forte, o noticioso deixou de ser turbinado pela fusão dos públicos em seus últimos minutos e, apesar de ainda ser vice-líder isolado, passou a ser ultrapassado pela rival em vários momentos — ele concorre com o jornalístico e com meia hora de Carinha de Anjo..

Nos bastidores, há a expectativa de que Ratinho consiga se redimir do ano conturbado e volte a se consolidar na segunda colocação. O programa do empresário ganhou fôlego com novos formatos e também se beneficiou com a rejeição de Um Lugar ao Sol, que afugentou parte do público da Globo. O Wall Duet Brasil, espécie de versão baixa renda do The Masked Singer, foi deslocado para as noites de quinta-feira para fazer dobradinha com A Praça é Nossa, historicamente responsável por bons índices de audiência no início do ano.

Por outro lado, os executivos tem tentado viabilizar uma antecipação da estreia de Poliana Moça. Existe uma possibilidade, ainda remota, de que o novo folhetim infantil entre no ar em fevereiro, antes da retomada da dramaturgia inédita da Record, que só acontecerá nas últimas semanas do mês. Por enquanto, a trama segue confirmada apenas para a primeira quinzena de abril, já com uma grande frente de capítulos prontos e editados.

Leia mais