O SBT volta a exibir a novela Esmeralda a partir desta segunda-feira (10), às 13h45, na faixa de novelas da tarde. A trama mexicana de 1997, foi exibida no Brasil nos anos 2000 e retorna ao canal como substituta de Maria do Bairro (1995). O elenco de Esmeralda reúne Leticia Calderón, no papel-título, e Fernando Colunga, que interpreta José Armando.
Também fazem parte da produção nomes como Nora Salinas, Enrique Lizalde (1937-2013), Juan Pablo Gamboa, Ana Patrícia Rojo e Esther Rinaldi. Parte dos atores esteve em A Usurpadora (1998), sucesso que também foi exibido pelo SBT. A trama de Delia Fiallo (1924-2021), é um remake das novelas venezuelanas Esmeralda e Topacio, produzidas em 1970 e 1985, respectivamente e contou com a adaptação de Georgina Tinoco, Dolores Ortega e Luz Orlín.
A história que será exibida pelo SBT começa em uma noite de tempestade, quando a parteira Dominga (Raquel Olmedo) realiza dois partos. A mãe de um menino morre. Na Casa Grande, Branca (Raquel Morell) dá à luz uma menina, mas seu marido, Rodolfo (Enrique Lizalde), deseja um herdeiro homem. A criança nasce aparentemente morta, e Dominga troca os bebês.
Crisanta (Dina de Marco), a babá da família, sugere a troca e entrega a Dominga brincos de esmeraldas como pagamento pelo silêncio. Dominga leva a menina, mas percebe que ela está viva. Ela decide criar a criança, que nasceu cega, e a batiza de Esmeralda (Letícia Calderón). Dezoito anos depois, o menino criado pelos Peñarreal, José Armando (Fernando Colunga), retorna à fazenda e se apaixona pela jovem, para desespero de Rodolfo.


