FORA DA DISPUTA

Record teme prejuízo financeiro e desiste da briga pela Libertadores e Sul-Americana

Emissora cancelou proposta à Conmebol; Globo, SBT, Disney e CazéTV formalizaram seus interesses nos direitos de transmissão das competições

Quatro jogadores em campo, um do Flamengo com camisa preta e vermelha, e três do Palmeiras com camisa verde, disputando a bola
Palmeiras e Flamengo estão na final da Libertadores 2025; Record desistiu de proposta pelo torneio da Conmebol (foto: Flamengo/Gilvan de Souza)

Compartilhe:

A Record está fora da disputa pelos direitos de transmissão da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana para o ciclo 2027-2030. A emissora decidiu cancelar a proposta financeira que faria à Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol). O prazo para o envio das ofertas dos conglomerados de mídia interessados encerrou na última segunda-feira (10).

A informação é da coluna Outro Canal, do jornal Folha de S.Paulo. Segundo a reportagem, a decisão da Record foi motivada pelo temor de um prejuízo financeiro. Uma análise de mercado feita pela equipe comercial da emissora indicou que não seria possível recuperar o valor investido por meio de acordos publicitários.

O custo mínimo para garantir os jogos da Copa Sul-Americana, por exemplo, pagos em dólar, seria superior ao montante que a emissora desembolsa atualmente pelos direitos do Campeonato Brasileiro. A Record paga cerca de R$ 215 milhões por ano pelo Brasileirão. A desistência foi informada inicialmente pelo jornalista Flávio Ricco.

Record mantém interesse na Copa do Brasil

Enquanto a Record recuou, Globo, CazéTV, SBT, Disney e Paramount formalizaram seus interesses e enviaram propostas à Conmebol. A Band, que havia sido convidada a participar das negociações, também desistiu, assim como a Netflix, que optou por não entrar na briga.

A expectativa do mercado é que a Libertadores siga com a Globo na TV aberta. Os pacotes destinados às plataformas pagas, no entanto, ainda têm cenários incertos. Disney, Paramount e a própria Globo disputam dois pacotes, com tendência de que a Disney assegure um deles.

Embora tenha saído da negociação pelos torneios continentais, a Record não desistiu de outros direitos de transmissão de futebol. A emissora mantém interesse, por exemplo, na Copa do Brasil, caso surja a oportunidade de comprar jogos exclusivos para a televisão aberta.

A organização das negociações dos torneios da Conmebol é da agência FC Diez Media, com supervisão da consultoria Ernst & Young. A confederação especificou que serão oferecidos sete pacotes, englobando opções para plataformas abertas, pagas, multiplataforma e um pacote de clipes e melhores momentos, cobrindo 314 jogos por temporada.

São três pacotes para a Libertadores e três para a Sul-Americana, ambos com indicações de um pacote para TV aberta e os outros dois para plataformas fechadas. Há ainda um pacote que engloba os dois torneios, focado em melhores momentos com exibição em atraso mínimo de sete minutos. A Conmebol espera anunciar os vencedores até o fim do próximo mês.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.